As cidades de Capão Bonito, Buri e Ribeirão Grande farão um intercâmbio a partir deste ano para desenvolver em conjunto várias ações voltadas ao fomento cultural.
O intercâmbio foi confirmado pelos representantes do Departamento de Cultura – Paulo Honorato Mendes e Renato Heber, que assumiram a coordenação do setor ligado a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes no começo deste ano.
Paulo Honorato é o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e Renato Heber membro representante do poder público.
Segundo eles, além de participar de forma ativa do Comcult, o Departamento de Cultura de Capão Bonito realizou eventos que foram muito elogiados como o Carnaval da Família 2017 na Praça Rui Barbosa, o Música na Praça e também teve início gravações para o Museu da Imagem e do Som com os primeiros depoimentos de capão-bonitenses, como Izaltino Amaro e Cornélio Romualdo de Campos.
“Havia uma preocupação no início do governo sobre o fato de não haver mais a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo com a reforma administrativa e necessidade de contenção de gastos, mas o que pôde ser constatado é que estamos tendo todo o apoio necessário do secretário José Dimas Cordeiro de Miranda e do prefeito Marco Citadini para desenvolver várias ações e projetos respeitando a limitação orçamentária. Estamos trabalhando num cronograma cultural com muitas novidades neste primeiro ano, inclusive já para o aniversário da cidade com uma oficina de teatro, com 25 vagas. Também teremos neste final de semana um Festival de Rap da Família no Jardim Vale Verde”, informaram Paulo Honorato e Renato Heber.
Parceria na Cultura
Na semana passada, o Departamento de Cultura recebeu a visita do futuro secretário de Cultura de Buri, Antonio Enenberg.
Foi apresentado ao futuro secretário o Espaço do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire” e aproveitando a oportunidade foram traçadas metas para parcerias entre os municípios em relação a Festivais de Música e Intercâmbios Culturais.
“É de grande valia para todos a união entre as cidades, para realizarmos projetos culturais, mesmo enfrentando a crise que nosso país passa, temos que ter muita vontade e usar a criatividade, que é possível realizarmos eventos que até mesmo ultrapassem as fronteiras de nossos municípios”, destacou Antonio.
Cidade recebe livros
Outra notícia positiva viabilizada através do Departamento de Cultura, foi a chegada na semana passada de um kit de livros da Secretaria de Estado da Cultura, que atendeu pedido apresentado ao secretário José Roberto Sadek e ao sr. Jamil Scatena.
Capão Bonito recebeu 300 livros de títulos variados, que foram incorporados ao acervo da Biblioteca Municipal “Prof. Mário Gemignani”.
Também já foram protocolados pedidos para inclusão de Capão Bonito na agenda cultural do Estado e de apresentações da Orquestra Sinfônica.