REPORTAGEM D’O EXPRESSO
As cidades de Capão Bonito e Ribeirão Grande anunciaram na última semana suas programações para o Carnaval de 2018.
Em Capão Bonito, de acordo com a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, serão duas tardes de diversão com atrações voltadas às crianças e famílias, repetindo a edição de 2017.
O diretor de Cultura, Renato Heber, destacou que o objetivo é resgatar a “essência histórica” do Carnaval, com participação de toda a família através das tradicionais marchinhas. “Resgatar as marchinhas é resgatar a história e a origem do Carnaval brasileiro”, definiu o diretor.
O Carnaval de Capão Bonito será nos dias 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo), das 14h00 às 19h00, na praça Rui Barbosa. A prefeitura vai oferecer uma estrutura com duas tendas, banda, segurança e praça de alimentação em parceria com a Rede de Cidadania Ativa, que integra as entidades sociais e assistenciais de Capão Bonito.
Heber comentou ainda que o assessor cultural José Antônio Mendes coordenará sorteios de brindes e prêmios para as crianças. Ele ainda destacou que será proibida a comercialização de bebida alcoólica na praça de alimentação.
Em Ribeirão Grande serão três noites de folia na praça Bom Jesus e uma matinê no domingo.
Segundo Renata Vieira, diretora de Educação, Esporte e Cultura do município, neste ano serão três dias de festa, sendo um a mais que o ano passado, sábado, domingo e segunda-feira, e uma matinê para as crianças e família no domingo, das 15h00 às 18h00.
O Carnaval de Ribeirão Grande será realizado novamente na região da praça Bom Jesus, em frente a Padaria Sagrada Família.
Haverá cobertura com tendas e praça de alimentação com barracas de empreendedores que estão envolvidos na nova política de Turismo do município, com vendas de salgados e doces.
Renata disse ainda que pretende incentivar a participação dos blocos, resgatando a tradição de edições anteriores como o bloco Vovô Silvério, Boêmios, Pingaiada e Descolados.
“São blocos de amigos e familiares e que sempre trouxeram alegria para os nossos carnavais. Vamos incentivá-los novamente e as inscrições serão feitas no próprio departamento (Educação, Esporte e Cultura) ”, disse a diretora.
Além disso, o custo do evento será dividido entre a prefeitura, que se responsabilizará pela logística do evento, e comerciantes, que se comprometerão com as despesas relacionadas à contratação de seguranças. “É festa boa e de baixo custo”, disse Renata Vieira.
O Carnaval também é um evento que potencializa o comércio da cidade. Nesse período há um aumento significativo nas vendas de bebidas e alimentos em geral e isso, consequentemente, gera empregos temporários.
“O Carnaval de Ribeirão Grande atrai foliões e turistas de toda a região e temos que aproveitar esse potencial para aumentar as vendas do comércio local e gerar empregos temporários. É diversão alinhada à economia”, finalizou Vieira.