O Centro Educacional e Cultural “Paulo Freire” de Capão Bonito foi palco na última terça-feira, 30/05, de um grande encontro promovido pela Associação Amigos do Guri em parceria com a Regional Itapeva “EmCena de Canto Coral”, e teve por objetivo promover a prática do canto coral na região trabalhando o desenvolvimento técnico e qualitativo dos alunos.
O evento contou com participação de grupos de Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Buri, Bom Sucesso de Itararé, Polo Regional, Nova Campina e Itararé e foi um grande show de boa música.
Segundo a Regional de Itapeva, o objetivo do EmCena é aproximar os alunos do Projeto Guri em um só espaço.
Durante o evento, os guris do polo de Capão Bonito apresentaram aos alunos dos demais polos um repertório bastante variado, como exemplo do conteúdo aprendido durante as aulas.
Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.
A diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, observa que o EmCena proporciona a troca de conhecimento e experiências entre os alunos do Guri, amplia o universo de referência dos envolvidos e promove a integração entre eles. “Esses encontros não só permitem que os alunos descubram a diversidade de suas realidades, como também reforçam a principal característica do projeto, que é a inclusão sociocultural por meio do ensino da música”, destaca Alessandra Costa.
O Projeto Guri é o maior projeto sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, proporcionando educação musical gratuita a crianças e jovens entre 6 e 18 anos.
A música e o desenvolvimento
de uma criança
A música faz o cérebro evoluir de modo único.
A constatação é da neuropsi-cóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster. Mas vem reiterar aquilo que educadores e famílias já sentem na prática: o ensino musical contribui para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos.
De acordo com a pesquisadora, ao afetar as emoções, a mú-sica é capaz de estimular profundamente o cérebro, como nenhuma outra forma de manifestação artística. “Trata-se de um forte estímulo cognitivo e há fortes evidências de que a prática musical melhore a memória e a linguagem”.
O cientista do Instituto canadense Rotman, Sylvain Moreno, liderou uma pesquisa que avaliou o efeito da prática musical no desenvolvimento do cérebro de crianças de oito anos. Elas receberam aulas gratuitas de música por um período de seis meses e foram avaliadas antes e depois.
Os testes mediram habilidades cognitivas, auditivas e de leitura. Na avaliação final, as crianças demonstraram melhora nas habilidades de leitura e eram mais capazes de conectar palavras escritas com seus sons falados – um componente crítico da alfabetização.