Capão Bonito não tem mais leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Enfermaria também está lotada. Terapia Intensiva da Santa Casa está com pacientes de Capão Bonito, Itararé, Guapiara e Ribeirão Grande

 

Com a população nas ruas, o relaxamento nas medidas de proteção e o surgimento de novas variantes da Covid-19, aquilo que a classe médica e científica previa, está ocorrendo: o limite do sistema de Saúde.

Na Santa Casa de Capão Bonito, a UTI está esgotada e não tem mais leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19. O mesmo drama ocorre na Enfermaria do hospital, que também está lotada. Hoje, os cinco leitos de UTI e 11 de Enfermaria estão ocupados com pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

As informações divergentes também preocupam a população da cidade. A Santa Casa divulgou na manhã deste sábado, dia 27, a lotação dos leitos de UTI e Enfermaria, e a Prefeitura Municipal, também na tarde de hoje, publicou um novo Boletim Informativo, mas omitindo a situação dramática da taxa de ocupação na UTI instalada no município.

Um médico consultado pelo jornal O Expresso, que pediu para que o nome não fosse exposto, afirmou que os responsáveis pela divulgação da situação da Covid-19 em Capão Bonito estão “batendo cabeça”. “Alguém precisa assumir o comando do enfrentamento, para que a população siga o distanciamento social, use máscaras e álcool em gel. A situação é grave e não temos mais leitos”, disse.

Ele ainda afirmou que o papel da liderança política é fundamental para a conscientização. “A população precisar ter a noção de que não é um decreto que vai parar o vírus, e sim, o comportamento e responsabilidade de cada um. E o líder da cidade deveria transmitir essas informações”, falou.

Enquanto a população vê seu sistema de Saúde entrar em um possível colapso, a principal liderança política da cidade permanece em silêncio.

Veja também