Capão Bonito regride no índice de gestão do Tribunal de Contas do Estado

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo divulgou esta semana o IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) em evento realizado na sede do órgão que fiscaliza as contas das mais de 600 prefeituras do Estado. Somente 8% das prefeituras tiveram avaliação considerada efetiva, ou seja, nota B.

O município de Capão Bonito regrediu na avalição e caiu da nota B para C nos últimos três anos. Essa diminuição da nota representa uma confirmação da piora no índice de efetividade da gestão municipal que desde 2021 vem apresentando queda na avaliação nos sete quesitos estipulados pelo TCE.

As áreas avaliadas pelo TCE são: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança das cidades, meio ambiente e governança em tecnologia da informação. As notas estão assim divididas:  A = altamente efetiva, B+ = muito efetiva, B = efetiva, C+ = em fase de adequação, C = baixo nível de adequação.

Ao fazer comparação com os anos anteriores, as avaliações feitas pelo TCE apontaram uma queda considerável na qualidade da gestão em todas as sete áreas avaliadas de Capão Bonito.

Nas áreas de saúde e educação, consideradas de fundamental importância numa cidade, por exemplo, os índices da prefeitura local literalmente despencaram, caindo de B na gestão passada para C na atual gestão no ano de 2023.

“A avaliação do TCE nada mais é do que o reflexo do que está ocorrendo na prefeitura de Capão Bonito que era uma referência regional e agora está na rabeira das avaliações técnicas. Esse excesso de cargos de confiança, são quase 100, sem competência e a pouca valorização dos funcionários de carreira tem causado desmotivação. Esse número recorde de cargos de confiança mostra que a atual administração é somente política”, disse um experiente funcionário público que pediu para não ser identificado por temer retaliações.

Municípios da região como Buri, Itapeva, Guapiara, Taquarivaí e Ribeirão Grande também tiveram nota C, mas estas localidades não tiveram um retrocesso tão significativo como Capão Bonito, que sempre liderou as avaliações feitas pelo TCE.

Veja também