Capão Bonito sediará evento internacional sobre gastronomia e turismo

Nos dias 12, 13 e 14 de março Capão Bonito sediará o Seminário Internacional de Turismo Gastronômico.
O evento, organizado pelo Instituto Agronômico (IAC – Unidade de Capão Bonito), terá a participação de pesquisadores da Universidade de Girona, na Catalunha, Espanha, e tem como objetivo discutir o potencial do turismo como instrumento de preservação da culinária regional e como atividade indutora de desenvolvimento econômico e geração de renda.
Além de pesquisadores, o seminário deve receber gestores públicos da área do turismo, profissionais da rede de hotelaria, de estabelecimentos de alimentação e de agências de turismo.
Na noite de abertura, Dolors Vidal vai explicar para os participantes o que é turismo gastronômico.
As principais experiências internacionais nesse segmento serão o tema da sessão de Lluís Mundet Cerdan.
No segundo dia haverá a apresentação do Roteiro do Milho, um projeto coordenado pela pesquisadora Cristina Fachini, pesquisadora da unidade do IAC/APTA em Capão Bonito e que recebe patrocínio do PROAC.
A ideia de criar um roteiro turístico e gastronômico do milho no Sudoeste Paulista surgiu a partir de um mapeamento das receitas tradicionais na região e da identificação de pontos de venda espalhados em todas as cidades da região e que produzem e comercializam produtos à base de milho, usando receitas tradicionais.
O Roteiro do Milho é um trecho de 200 quilômetros, que agrega as cidades de Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Itapeva, Guapiara e Apiaí.
Segundo Fachini, o objetivo do Roteiro do Milho é ampliar o conhecimento sobre a região a partir de um projeto que vem estabelecendo parcerias com instituições de pesquisa, empreendimentos locais, prefeituras e com a colaboração da comunidade.
Além disso, de acordo com ela, paralelamente à criação do Roteiro, está sendo feito um ma-peamento da produção de milho caipira, de paiol ou crioulo, bem como o seu uso nas fábricas de farinha, nas festas de milho verde e no artesanato local.
Milho crioulo é todo milho que não foi apropriado pela indústria, constituído de variedades tradicionais que passam de geração a geração pelas mãos dos agricultores.
O milho foi escolhido como ícone do novo roteiro por ser um ingrediente com forte presença na culinária da região.
Além de ser utilizado no dia a dia, diversas  cidades da região organizam festas do milho ao longo do ano que chegam a receber cinco mil pessoas em um só dia e que consomem cerca de 10 toneladas de milho produzido na região.
O roteiro também será uma oportunidade para conhecer a cultura em torno da tradição do milho que inclui a confecção de cestarias e peneiras para produção artesanal de farinha de milho, a fabricação do pilão e de artesanato de palha do milho.
Serão três dias de evento. No dia 12 de março o evento acontecerá na Fatec de Capão Bonito e será aberto ao público.
No dia 13 representantes das prefeituras e do setor privado do ramo de alimentação, bebidas, das fábricas de farinha de milho, hotéis e agências de turismo receptivo e demais instituições afins estão convidadas a participar de uma oficina sobre o Roteiro do Milho que acontecerá na Unidade de Pesquisa do IAC em Capão Bonito (Rodovia SP 250 km 232 – Capão Bonito SP).
No último dia, esse mesmo público fará um trecho do roteiro em São Miguel Arcanjo.
Maiores informações e inscrições estão disponíveis na página do Facebook do Roteiro do Milho: www.facebook.com/roteirodomilho
Email: roteirodomilho@gmail.com e tel (15) 3542-1708.

Veja também