Capão Bonito é a única cidade da região a realizar competição com objetivo de estimular a interação entre os pacientes da região
O Centro de Atenção Psicossocial de Capão Bonito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou na semana passada mais uma edição do Intercaps.
A competição foi disputada no campo da Apae e contou com a participação de representantes da cidade de São Miguel Arcanjo.
Capão Bonito é a única cidade da região a realizar competição com o objetivo de estimular a interação entre pacientes.
O CAPS de Capão Bonito oferece atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários, através do acesso ao trabalho, educação, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários, dentre outras ações práticas e eficazes.
Os resultados da competição foram considerados muito positivos.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), cuja base normativa – técnica e financeira – para implantação e funcionamento está regulada pelas Portarias Ministeriais 336 e 189, ambas de 2002, é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS foi criado para ser um serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico e para promover a construção de uma rede efetiva de cuidados em saúde mental nos diferentes territórios brasileiros. Sua principal função é se constituir como um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, cuja severidade e/ou persistência demandem sua inclusão num dispositivo de cuidado intensivo.
“O Intercaps vem de encontro ao nosso objetivo que é de reinserir os usuários do serviço de saúde mental na sociedade e mostrar que com acompanhamento adequado há eficácia no tratamento e ainda é importante salientar que o Intercaps está diretamente ligado às oficinas terapêuticas desenvolvidas por esse Centro de Atenção Psicossocial”, destacaram técnicos que acompanharam o evento.