Assim como em 2017, o tema de 2018 da Campanha Maio Amarelo – “Nós somos o trânsito”, propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.
Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de ca-minhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Departamento de Trânsito também aderiu a campanha e realizou ações no Centro Cultural “Paulo Freire” e também pedágios de conscientização na área central da cidade.
A mobilização contou com a participação de estudantes e servidores municipais de vários setores da prefeitura.
Foram distribuídos panfletos e folders orientando motoristas e pedestres sobre ações de segurança no trânsito, visando a prevenção de acidentes e redução de multas elaboradas.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas.
Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.
Para o diretor de Trânsito de Capão Bonito, Gilberto Tobias, o Maio Amarelo consagra importantes ações na desafiadora tarefa de educar para o trânsito. “Desenvolvemos ações sempre buscando a melhor forma de comunicar os riscos e alertas aos cidadãos. O nosso compromisso por um trânsito melhor, mais fluido e seguro tem que ser perene”, frisou Gilberto Tobias que elogiou a grande participação de jovens na mobilização.