Chance perdida

O comportamento do nosso presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação a pande-mia do Coronavírus que chegou e preocupa todo o nosso país tem sido alvo de duras críticas da imprensa e da classe política brasileira.
O presidente em princípio desdenhou da capacidade do vírus chegando a dizer que alguns governadores estariam criando uma histeria desnecessária. Para piorar descumpriu recomendações do próprio Ministério da Saúde ao se encontrar com o público que estava na frente do Palácio do Planalto sabendo que ainda estava sob cuidados, pois várias pessoas que viajaram na comitiva presidencial que esteve há alguns na cidade norte-americana de Miami testaram positivamente para o Coronavírus.
Depois de mostrar descaso com a situação, o presidente surpreendentemente enviou ao Congresso um decreto de calamidade pública e também apareceu numa entrevista coletiva acompanhado de vários ministros usando máscara de proteção bucal. Este comportamento inconstante tem sido uma tônica do nosso presidente que sempre oscila de acordo com seu humor e muitas vezes causa crises por seus rompantes verbais, mas no caso da pandemia do Coronavírus o presidente foi extremamente infeliz ao não dar a atenção que é necessária a uma pandemia que pode levar muitas vidas brasileiras.
Muito se fala que o presidente precisa descer do palanque e passar a governar e neste caso do Coronavírus o presidente parece mesmo ter agido mais como candidato do que governante.
Bolsonaro precisa entender que o cargo de presidente da República, de governador exige ações que estão acima dos interesses ou opções políticas. Um chefe do Executivo precisa agir com responsabilidade e, acima de tudo, coerência no exercício de sua função, precisa ter ciência que administra para a coletividade e não para seus aliados ou partidários. Uma atitude inadequada como a pouca atenção a pandemia do Coronavírus pode representar gravíssimos prejuízos ao país.
O presidente perdeu uma grande oportunidade de usar sua liderança e prestígio para contribuir para o combate da doença que está afligindo todo o mundo.
Que Bolsanaro não perca mais a chance de contribuir para o país e que realmente desça do palanque, pois os brasileiros precisam de um presidente que haja no mínimo com responsabilidade.

Veja também