Fez B.O.

30/01/2026

Após as ameaças, que quase redundaram em agressão, o vereador Flavio Menk, foi à delegacia e fez boletim de ocorrência de ameaça e injúria contra os assessores do prefeito, Gian Portugal e Dirceu Oliveira, e também contra Juca Freitas, que é pai do prefeito. Em vídeo, é possível ouvir xingamentos contra Menk.

Evitando prejuízos

30/01/2026

Já o prefeito disse em suas redes sociais, que a derrubada das árvores na praça Duque de Caxias foi decidida para evitar que caísse em veículos, como ocorreu há alguns dias num forte vendaval que atingiu Guapiara. O prefeito não falou se havia algum laudo ou autorização por parte de órgãos ambientais para a derrubada.

Fazendo prova

30/01/2026

Segundo o vereador do Podemos, a filmagem era para fazer prova para eventual investigação quanto a legalidade da derrubada das árvores, já que a atual gestão tem precedente de ter desrespeitado o meio ambiente, como no caso da prainha do rio São José

Quase agredido

30/01/2026

Vereador sofreu ameaça de agressão

Alguns cargos de confiança do prefeito Matheus Freitas, juntamente com o pai do chefe do Executivo, partiram pra cima do vereador tentando impedir a filmagem e até chegaram a ameaçar agredi-lo fisicamente.

Thumbnail

Ameaçado

30/01/2026

O vereador de Guapiara, Flavio Menk, do Podemos, sofreu uma ameaça na semana passada quando filmava a derrubada de árvores na praça central da cidade que era feita por servidores da prefeitura.

O Executivo que responda

30/01/2026

Outro questionamento feito pelo O Expresso, era se o presidente da Câmara não temia que os servidores da prefeitura também reivindicassem o benefício concedido para os funcionários do Legislativo. A resposta de Alan Senciatti foi de que ele não poderia responder pelo Poder Executivo.

400 ressonâncias

30/01/2026

Se os 300 mil reais que serão gastos com o plano de saúde da Unimed fossem usados somente para fazer exames de ressonância magnética, que os cidadãos de Capão Bonito reclamam que tem fila de mais de ano, daria para fazer mais de 400 exames e beneficiar com isso o mesmo número de pacientes.

Desafogando

30/01/2026

O presidente em sua resposta disse que ao fazer plano de saúde para os servidores do Legislativo, ele colabora para desafogar o sistema de saúde do município, já que os servidores da Casa de Leis podem recorrer à assistência do plano.

Revertido para a saúde

30/01/2026

A reportagem de O Expresso questionou o presidente da Câmara, Alan Senciatti, se por ser um órgão público não seria mais justo com a população que paga impostos, que o valor gasto com o plano de saúde fosse revertido para sistema de saúde municipal, onde há muitas queixas de demora no atendimento.

Quase 1 mil reais por plano

30/01/2026

O Legislativo de Capão Bonito que tem 13 vereadores, tem atualmente 25 funcionários, ativos e inativos, e os gastos mensais com o plano de saúde da Unimed custa mensalmente R$ 24.333,51. O que daria uma média R$ 973,34 por cada plano, isso se todos os servidores aderirem a ele.

Plano de saúde

30/01/2026

A Câmara de Capão Bonito tem um contrato com a Unimed Sul Paulista de Itapetininga que pode custar aos cofres públicos perto de 300 mil reais por ano. O contrato permite que funcionários do Legislativo, ativos e inativos, tenham um plano de saúde da medicina privada.

Belos bancos

30/01/2026

Bancos poderiam até serem usados em festas

A prefeitura tem colocado em várias praças de bairros rurais e também na zona urbana alguns bancos de madeira, que estão sendo elogiados por sua beleza e conforto. Os bancos são tão bons que algumas pessoas até sugerem que eles sejam usados em festas de casamento para o embelezamento do local.

Thumbnail

Correndo contra o tempo

30/01/2026

Como a decisão sobre o índice de reajuste para os servidores de Capão Bonito só foi tomada depois que o prefeito Júlio Fernando voltou de férias, técnicos da prefeitura de Capão Bonito tiveram que se desdobrar para conseguirem fazer o pagamento com reajuste ainda este mês.

Lá vem ataque

30/01/2026

Prefeito Marcelo corre risco de ser atacado

Após o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, ter concedido um reajuste aos servidores menor do que foi dado pelo prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, nos próximos dias deve começar um ataque orquestrado por parte de aliados do chefe do Executivo capão-bonitense contra Marcelo Nunes. Tudo o que Nunes faz de positivo e repercute irrita aliados de Júlio Fernando, principalmente por parte de um conhecido radialista.

Thumbnail

Menor que Ribeirão

30/01/2026

Com este índice de reajuste, que já foi enviado para a Câmara Municipal, os servidores de Capão Bonito não receberão o mesmo benefício que foi dado pelo prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes, que chegou a reajustar em 10% os salários de algumas funções em seu município.

Evitando desgaste

30/01/2026

Há também preocupação de aliados do prefeito Júlio Fernando em não criar mais desgaste com o funcionalismo municipal depois do episódio da distribuição das cestas de Natal quando parte dos panetones comprados pela prefeitura estavam mofados. O caso ficou conhecido como Mofotone.

Batendo o martelo

30/01/2026

Havia preocupação entre alguns servidores de que o reajuste fosse feito em dois índices. Um de 5,4% para os professores e outro índice um pouco menor para o restante do funcionalismo. Mas temendo reprovação com esta estratégia, auxiliares do prefeito sugeriram um reajuste igual para todos. E o martelo foi batido.

Reajustando

30/01/2026

Depois de suas férias de janeiro, o prefeito de Capão Bonito voltou à atividade e definiu o índice de reajuste para os servidores municipais da cidade. O aumento será de 5,4% acompanhando o reajuste dado pelo governo federal aos professores.

Só mudança

23/01/2026

Os oposicionistas de Guapiara estão dizendo que a atual administração fica somente mudando de prédios públicos. Deixou o atual paço para se instalar no antigo CAPS, mudou a rodoviária para o Mercado do Produtor e no lugar da rodoviária vai instalar o SAMU. Para os oposicionistas, é só troca de prédio e nunca a construção de um prédio novo.

Apropriação indevida II

23/01/2026

Para políticos da oposição, esta obra seria feita com qualquer prefeito no cargo, pois trata-se de obra que visa melhoria dos níveis de saneamento básico no município e a empresa agora é uma empresa privada, portanto, nada tem com recursos da prefeitura.