Coleta de Lixo em Capão Bonito utiliza caminhão improvisado e inadequado para a atividade

Moradores ainda reclamam sobre o acúmulo de lixo e a falta de coleta em algumas regiões da cidade

O sistema de coleta de lixo em Capão Bonito pode entrar em colapso a qualquer momento. O primeiro sinal da anormalidade é o caminhão improvisado e inadequado que a Prefeitura Municipal, através da empresa contratada, está utilizando para o recolhimento de lixo.

Segundo informações de servidores que atuam no setor de Meio Ambiente da Prefeitura e que preferiram não se identificar, afirmaram que o caminhão é impróprio para a coleta de lixo. Conforme eles, o contrato com a empresa responsável prevê a utilização de caminhão compactador.

A Prefeitura Municipal, que está em recesso desde 23 de dezembro, ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação quase que alarmante.

Moradores de várias localidades da cidade também enviaram denúncias ao jornal O Expresso e demonstraram indignação com a situação. “Que cena triste. Funcionários da coleta de lixo trabalhando sem o caminhão próprio. Muito triste fazer o serviço sem ter equipamento de segurança”, disse a internauta Cibele Cris.

Servidores administrativos da Prefeitura Municipal afirmam que a atual empresa que presta o serviço de coleta de lixo, deve encerrar suas atividades na cidade na próxima sexta-feira, dia 31, e a atual gestão, não conseguiu abrir nova licitação em tempo hábil para uma transição de empresas sem que prejudicasse o serviço essencial. “Poderiam ter feito a licitação em junho, mas foram incompetentes e desatentos”, explicou a fonte consultada pelo O Expresso.

O aterro sanitário também está sendo gerenciado de forma emergencial, o que já configura um sinal de alerta para o Tribunal de Contas, por uma empresa chamada Troupe Brasil Produções, pela valor de R$ 354.000,00.

No código principal de atividade econômica da Receita Federal a administradora do Aterro Sanitário de Capão Bonito consta como Artes Cênicas, Espetáculos e atividades complementares. Os serviços ambientais aparecem somente nas atividades secundárias.

 

 

Veja também