O Comitê científico da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que coordena os trabalhos de combate à pandemia de Covid em todo o território paulista emitiu nota na última terça-feira, dia 01, em que recomenda que os municípios voltem a tornar obrigatório o uso de máscaras em locais fechados.
A recomendação se deve ao fato de ter ocorrido um aumento considerável nos casos de transmissão e de internações devido a contaminação pelo vírus de Covid-19.
Cabe agora a cada município deliberar sobre o tema de acordo com a sua respectiva situação. O mesmo comitê voltou a fazer um apelo à população para que procure completar seu esquema vacinal. Segundo dados da própria secretaria, a maioria dos casos de pacientes internados são de pessoas que não se vacinaram ou que não tomaram todas as vacinas estipuladas no quadro vacinal.
A prefeitura de Capão Bonito, através do Facebook da Secretaria Municipal de Saúde, parece estar na contramão da recomendação estadual e afirma inclusive que os boletins de divulgação dos casos na cidade não serão mais publicados diariamente.
No mesmo boletim do dia 1º de junho, a prefeitura informou que a cidade havia registrado 27 novos casos no dia, mas que não havia ninguém internado na UTI Covid e também nenhum paciente na enfermaria da Santa Casa local. A publicação ainda pede a colaboração da população para os protocolos de saúde e que todos usem máscaras em locais onde o uso ainda é obrigatório. A prefeitura de Capão Bonito não fez nenhuma menção a nota do comitê estadual.
Há algumas semanas, a Secretaria de Saúde informou à Câmara local que era intenção fechar a Unidade Sentinela que funcionava próximo à Santa Casa e que foi montada em 2020.
Após apelo do vereador Neto Tallarico, para que a unidade não fosse fechada, já que tinha recebido informações que os casos estavam aumentando, o vereador recebeu a garantia da Secretaria de Saúde que a Unidade seria mantida até o final de junho e depois a manutenção, ou não, voltaria a ser analisada.
Guapiara recomeda uso de máscaras
A prefeitura de Guapiara através de ofício assinado pela secretária de Saúde, Jordana Maria Menck Rodrigues, recomendou a todas as secretarias municipais e demais órgãos públicos o uso de máscara em locais onde haja prestação de atendimento ao público, local onde houver aglomerações e instituições de ensino presencial. A recomendação foi baseada em aspectos técnicos, como as baixas temperaturas nos meses de outono e inverno e a sazonalidade da circulação de doenças de transmissão respiratória. A recomendação da Secretaria de Saúde de Guapiara foi feita no dia 25 de maio, ou seja, há mais de uma semana e foi elogiada, principalmente por pessoas da área da Educação que relatavam preocupação com a situação de possibilidade de aumento de casos na cidade. No mesmo ofício a secretária de Saúde guapiarense afirma que ainda está em validade o decreto 66.575 de 17 de março de 2022 que torna obrigatório o uso de máscaras em unidades de atendimento de saúde e em veículos de transporte público.
Em Ribeirão Grande, o prefeito Marcelo Nunes afirmou ao Jornal O Expresso que está atento a recomendação do comitê do governo estadual, mas por enquanto os casos no município estão sob controle, mas todo o cuidado será tomado e será obedecida a recomendação estadual se ocorrerem sinais de aumento dos casos.