Conselho Escolar rejeita opção de Ensino Integral para a escola Raul Venturelli

O Conselho Escolar da Escola Estadual Raul Venturelli rejeitou a possibilidade de implantar o Programa de Ensino Integral (PEI) na unidade. O grupo é formado por 22 pessoas, na maioria professores com acúmulo de aulas em outras esferas escolares.

Além disso, a maioria dos pais e pessoas da comunidade consultadas também rejeitou a adesão ao Ensino Integral. Apesar do parecer favorável da Diretoria Regional de Ensino de Itapeva e da Diretoria da Unidade Escolar, o programa não será implementado na Raul Venturelli em 2022.

O dirigente regional, Dorival Garcia, explicou que apesar da rejeição ao programa em 2022, não há nenhum impedimento para que a escola Raul Venturelli participe da adesão nos próximos anos. “É um processo natural que vem ocorrendo na Educação Estadual e essa reprovação não impede que a escola concorra nos próximos anos”, comentou.

Mesmo com parte da estrutura física da escola ociosa em todos os períodos e sem alunos matriculados no período da tarde, membros do Conselho Escolar optaram pela reprovação do Ensino Integral na maior escola capão-bonitense. A maioria dos professores do conselho também não levou em conta as vantagens que o Ensino Integral oferece no desenvolvimento pleno dos estudantes, considerando principalmente a integração dos aspectos pedagógicos, sociais e emocionais de aprendizagem.

Alguns professores contrários a medida ainda explicaram que outro impasse que levou os pais a também rejeitarem a proposta, foi o fato de que muitos alunos da escola Raul Venturelli exercem atividade remunerada após as aulas a fim de complementar o orçamento doméstico.

Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, o vereador Neto Tallarico se reuniu com a diretoria da Raul Venturelli para discutir o assunto e segundo ele, será necessário para os próximos anos, uma campanha de conscientização junto à comunidade que participa da unidade escolar. “O Ensino Integral é um grande avanço para a Educação da cidade, porém, é preciso que o assunto seja discutido com mais tempo e que a comunidade compreenda as vantagens do programa”, falou.

Veja também