Convenções definem as candidaturas a prefeito nas cidades da região

As convenções partidárias realizadas nos últimos dias praticamente definiram todas as candidaturas a prefeito nas eleições do próximo dia 06 de outubro nas cidades da região onde o Jornal O Expresso circula.

O Expresso traz um relato de como foram definidos os nomes escolhidos nas cidades de Buri, Capão Bonito, Guapiara e Ribeirão Grande.

Em Buri, o atual prefeito Germano Peschel, que era vice-prefeito e assumiu o mandato com a renúncia do então prefeito Omar Chain, será candidato à reeleição pelo PP e terá como candidato a vice-prefeito o atual vereador Ronaldo Danilo.

A oposição em Buri estará dividida entre as candidaturas de prefeito do atual vereador Naldo do Ordo, que sairá como candidato a prefeito pelo PSD e tendo como companheiro de chapa o também vereador Maciel do Fama, o outro nome da oposição buriense e que também teve seu nome aprovado na convenção do PL, foi o ex-prefeito Ú Fonseca, que terá como candidato a vice-prefeito o seu filho, o ex-vereador Pipo Fonseca.

Em Capão Bonito, as convenções definiram três candidaturas à prefeitura do município. O atual prefeito Júlio Fernando vai tentar a reeleição buscando seu 4º mandato, sendo candidato pelo PL, e manterá como companheiro de chapa o seu ex-secretário de Saúde e ex-prefeito Roberto Tamura, do PSD, além de PL e PSD, a coligação situacionista de Capão Bonito terá o apoio do União Brasil.

A oposição capão-bonitense terá a candidatura do ex-vereador Heitor da Gelsa, que disputou as eleições para a chefia do Executivo em 2020, Heitor será candidato a prefeito pelo MDB e terá como candidato a vice em sua chapa o professor Mayson Branco, as candidaturas de Heitor e Branco terão o apoio dos partidos PSB e do Solidariedade. A outra candidatura na cidade de Capão Bonito será a do ex-secretário de Relações Institucionais e ex-vereador Matheus Francatto, que sairá pelo Republicanos e que terá como candidato a vice-prefeito o vereador Paulo Cecap, do PP, e terá o apoio do PDT, do PSDB e Podemos.

No município de Guapiara também foram aprovadas três candidaturas pelas convenções municipais, o atual prefeito Matheus Freitas tentará a reeleição e desta vez terá como parceiro de chapa o ex-vice-prefeito Evaristo Alvares, em substituição ao vice anterior, Alexandre do Hospital, que será candidato a vereador no grupo da oposição. A oposição terá duas candidaturas na eleição deste ano em Guapiara, a primeira a realizar convenção foi a chapa do PSD que terá o ex-vice-prefeito João Carlos Menck como candidato a prefeito e com o empresário Luiz Borges como vice, no último domingo foi oficializada a convenção dos partidos oposicionistas Podemos, PT, PSB e Republicanos, que definiu como candidato a prefeito o empresário Candido Sampaio, pelo Podemos, e como vice-prefeito o vereador Juninho Sabino, do PSB.

A chapa dos oposicionistas fez uma ampla articulação e conseguiu uma declaração de apoio de quatro ex-prefeitos da cidade, Bilo Pássaro e Walter Martins de Oliveira, que enviaram vídeo declarando apoio, e os ex-prefeitos Flávio de Lima e Pixa Pássaro que estiveram na convenção para declarar pessoalmente o apoio à dupla Candido e Juninho.

Ribeirão Grande terá candidatura única

A eleição mais tranquila da região deverá acontecer em Ribeirão Grande onde o prefeito Marcelo Nunes será candidato à reeleição e único postulante ao cargo, o atual prefeito vai manter o vice-prefeito Ricardo Pioio como companheiro de chapa. Questionado pelo O Expresso sobre como conseguiu mobilizar todas as forças políticas da cidade, Nunes disse que a candidatura única foi fruto de uma gestão séria e que ouvia as demandas da população e com isso conseguiu o reconhecimento até mesmo de adversários.

Veja também