CREAS executará “Projeto Ação para Moradores de Rua”

Uma pesquisa recente no Brasil, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social sobre a população em situação de rua, constatou que 71% dos moradores de rua trabalham e apenas 16% dependem da mendicância para sobreviver.
O alcoolismo e as drogas são as razões que levam a maioria dessas pessoas a morar na rua: 35,5%.
A seguir, vem o desemprego com 30% e conflitos familiares com 29%.
Os indivíduos desprovidos de família, emprego, residência e bens materiais passam a ser vistos como não cidadãos.
Em Capão Bonito, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) informou nesta semana que está implantando o Projeto Ação para Pessoas em Situação de Rua.
A elaboração do projeto ocorreu depois da identificação de um número significativo de pessoas que estão nesta situação.
A proposta inicial conta com atuação de uma psicóloga e uma assistente social, que receberá apoio e parceria dos setores da Saúde, Vigilância Pa-trimonial, Bolsa Família, CRAS, Polícia Militar e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O projeto tem como objetivo realizar a busca ativa da população em situação de rua, identificar seus familiares e restabelecer o vínculo afetivo, oferecer apoio econômico e social, identificando o que levou a população a escolher a rua co-mo moradia e trabalhar estes motivos, assim como a inclusão junto aos programas e projetos sociais existentes no município de Capão Bonito.
“O intuito do projeto e do CREAS é acolher este individuo proporcionando elementos básicos como alimentação, higiene, documentação e reestrutu-rar sua dignidade”, explicou o secretário de Assistência Social – Erivaldo Lauri Rodolfo.
A equipe do CREAS conta também com a colaboração da população para divulgar e encaminhar essas pessoas para atendimento no serviço localizado na avenidaMassaichi Kakihara, 1540, próximo a Unidade Básica de Saúde da Vila São Paulo, ou através do telefone 3542-2586.
“Estamos à disposição para criarmos parcerias com comunidades religiosas e qualquer cidadão com interesse em auxiliar as pessoas em situação de rua”, destacou o CREAS.

SERVIÇO:
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Avenida Massaichi Kakihara, 1540 – Bela Vista
Telefone – (15) 35422586
creas@capaobonito.sp.gov.br

Veja também