De volta ao passado

Nos dias atuais há uma grande exigência para que sejamos cada vez mais modernos.
Esta nova cobrança comportamental tem sido a todo momento mais elevada pelo fato de a cada dia um número maior de pessoas estarem sintonizadas nas novas ferramentas de informática e que possibilitam um aumento cada vez maior da participação de pessoas nas famosas redes sociais.
A modernidade é a cada minuto uma imposição que afeta a vida de todas as pessoas, sejam elas de grandes ou pequenas cidades espalhadas pelo mundo.
Esta modernidade que traz enormes benefícios em vários segmentos da vida comunitária muitas vezes acaba nos levando ao exagero e também a esquecermos coisas que aconteciam num passado recente e eram tão boas.
A Diretoria de Cultura de Capão Bonito propôs na realização do carnaval deste ano da cidade resgatar festas de décadas passadas com músicos formando uma banda musical ao estilo antigo, tocando as tradicionais marchinhas que embalaram os carnavais de muitos cidadãos no século passado.
O evento foi realizado em menos dias e em horários alternativos para sentir a repercussão junto à população e pelo retorno da opinião pública parece ter agradado em cheio aqueles que gostam das festividades de Momo.
O carnaval em cidades co-mo Capão Bonito perdeu muito a força com o enfraquecimento de clubes sociais como o extinto CBC.
Em décadas passadas estes clubes movimentavam os carnavais das suas cidades com bailes que atraiam blocos de todos os tipos e monopolizavam as festividades.
Com a falência de clubes sociais, as cidades tiveram que reinventar a forma de fazer esta que é a mais tradicional das festas brasileiras e o que a Diretoria de Cultura fez foi exatamente buscar uma alternativa para realizar a festa de uma forma diferente do que tem sido realizada nos dias atuais e que seja do agrado da população.
Que no próximo ano este novo estilo que deu um ar familiar a festa de Momo na cidade possa avançar ainda mais e que com isto os capão-boni-tenses possam, voltando um pouco no tempo, ter a chance de realizar uma festa que agrade o maior número de pessoas possível.
Muitos poderão dizer que tudo isso não passa de um mero saudosismo, mas se agrada a população que mal existe em voltar no tempo para resgatar algo de bom que se perdeu por modismo dos tempos atuais.

Veja também