O decreto do prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando, de número 40/2025, oficializou a suspensão do funcionamento da escola municipal do bairro dos Tomés, na zona rural de Capão Bonito, a partir de 7 de março de 2025.
De acordo com o decreto, que foi enviado por moradores a O Expresso, a suspensão teve como motivação o número insuficiente de alunos no bairro e a partir de agora os alunos serão acolhidos pela escola sede, André Franco Montoro, que funciona no distrito do Turvo dos Almeidas.
O fechamento da escola gerou polêmica no começo de 2025, já que no ano passado, meses antes da eleição, o prefeito Júlio Fernando chegou a publicar nas suas redes sociais uma reunião com um aliado do bairro em que apresentava um projeto de construção de uma nova escola e meses depois decidiu pelo fechamento da antiga unidade.
Para políticos da oposição, o prefeito usou o caso para fazer uma promessa política para ter os votos de moradores do bairro na eleição do ano passado.
“Foi um estelionato eleitoral, o prefeito prometeu a escola nova para ter votos e agora com a oficialização foi comprovado que mentiu”, disseram políticos da oposição.