Decreto restringe horário de funcionamento de comércios em Ribeirão Branco

Decisão decorre do aumento de casos de Covid-19 no município e impõe medidas mais rígidas que as previstas na fase vermelha do Plano SP
Para diminuir o número de casos de Covid-19 e evitar a ocupação de leitos e UTIs da cidade, a prefeitura de Ribeirão Branco emitiu um decreto na segunda-feira (15) que restringe o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, incluindo os serviços de drive-thru e entregas. O decreto passa a valer nesta terça-feira (16). Outras cidades da região também adotaram medidas mais restritivas, como Guapiara e Angatuba.
De acordo com o decreto da Prefeitura de Ribeirão Branco, o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais fica restrito até o dia 28 de fevereiro a: de segunda a sábado, das 6h às 18h, e aos domingos, das 6h ao meio-dia, inclusive para serviços de drive-thru e delivery. A exceção vale apenas para farmácias, estabelecimentos de saúde e postos de combustíveis.
A medida também suspende as atividades presenciais em escolas públicas municipais, estaduais, federais e particulares, além de aglomerações para cerimônias religiosas. Além disso, o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas, além de aglomerações em locais públicos como praças, jardins, chácaras ficam proibidos. Sítios, salões de festas e outros espaços privados similares também não terão permissão para eventos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Branco explicou que “o decreto foi necessário em razão aumento repentino de casos no município e na região, bem como ao desrespeito às medidas de isolamento sociais determinadas pelo Plano SP por parte da população”.
A prefeitura informou que haverá fiscalização durante a noite para conter aglomeração. Comércios flagrados abertos depois das 18h vão ter o funcionamento suspenso por 24 horas. Se for reincidente, o período será de sete dias. Se comerciante permanecer descumprindo o decreto, o alvará de funcionamento poderá ser cassado.
Ribeirão Branco pertence ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba (SP), atualmente na fase laranja do Plano SP. Até o momento, a cidade conta contabiliza 1.491 casos notificados, 588 confirmados e 13 pelo coronavírus.
Veja também