O Departamento Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Sabesp, realizou neste mês na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da Vila Aparecida o monitoramento que visa atender a Diretiva de Esgoto Tratado do Programa Município Verde Azul de 2016. Esta ação tem como objetivo o acompanhamento do funcionamento da ETE, de modo a obter seu aperfeiçoamento e melhor adequação. O monitoramento foi realizado pelo diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel Junior e pelo técnico da Sabesp Juvêncio e consiste na realização de amostragens periódicas no efluente, de modo a avaliar e acompanhar o desempenho da ETE, bem como para exigir da Sabesp a excelência no tratamento.
“As amostras coletadas nos darão análises que devem contemplar as variações da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a demanda química de oxigênio (DQO), a partir de amostras do esgoto bruto e do esgoto tratado, bem como a medição do PH, sendo realizadas amostras também a jusante antes do lançamento dos efluente no rio e a montante depois de já lançado o efluente, acrescentou o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel Junior.
Com relação ao odor das lagoas, esse pode variar de acordo com a composição do esgoto, direção e intensidade dos ventos, presença ou ausência de chuvas, sendo que todas as medidas para diminuição dos odores no local, tais como limpeza e manutenção das lagoas e automonitoramento para detectar a efetividade do tratamento.
Sendo importante a participação da comunidade no que diz respeito a não eliminação de óleos e gorduras nos ralos e pias, pois isso dificulta o tratamento do esgoto doméstico, sendo importante buscar o Departamento de Meio Ambiente para indicação de locais de coleta para esse material. O Departamento de Meio Ambiente agradece ao gerente da Sabesp Calixto Simões de Freitas pela colaboração e parceria nas ações ambientais no município de Capão Bonito.