Despejo irregular de lixo aumenta em Capão Bonito

Levantamento realizado pelo O Expresso nas últimas semanas aponta para despejo irregular em várias regiões da cidade. Moradores alegam que não há fiscalização por parte da prefeitura

 

DESPEJO IRREGULAR – Atendendo inúmeras reclamações efetuadas em redes sociais e à redação, O Expresso realizou nas últimas semanas um levantamento de locais com problemas de despejo irregular de lixo e entulhos.

A situação constatada se mostrou preocupante e vem se agravando, tornando a cidade com um visual mais “poluído”.

Foram visitados bairros como Vila Aparecida, Vila Aparecidinha, Jardim Vale Verde, Vila São Paulo, Jardim São Francisco, Bela Vista e Terras do Imbiruçu que acabou virando um verdadeiro ponto de despejo de entulhos, animais morte e móveis descartados.

A reportagem ouviu moradores, que apontaram para a completa falta de fiscalização.

“O despejo acontece principalmente a noite, mas neste período pandêmico também em pleno dia. Como não há fiscalização algumas pessoas nem se sentem intimidadas. É lamentável, pois a rua fica feia, o bairro fica feio, com aspecto ruim. Difícil pensar em uma cidade turística assim”, alegaram moradora na rua Itararé na Vila São Paulo.

O problema do despejo de lixo e entulhos em Capão Bonito vem de longa data. Vasos sanitários, móveis, colchões, galhos de árvores e entulhos em calçadas podem ser encontrados em praticamente todas as regiões da cidade sem que haja uma ação mais incisiva de notificação.

Mesmo existindo empresa especializada em caçambas para retirada de entulhos na cidade, o volume de entulho só aumenta.

Com número reduzido de servidores para atuar no recolhimento, a prefeitura de Capão Bonito literalmente não vem dando conta de limpar a cidade nestes primeiros meses de 2021.

Bom exemplo – O Expresso também não só encontrou imagens ruins. Nas imediações do Estádio Municipal “Dr. José Sidnei da Cunha”, moradores com senso de cidadania mostraram que é possível se fazer ações importantes para minimizar o problema.

A reportagem encontrou um canteiro impo, capinado e com uma placa “Plante Amor para Colher Felicidade” que incentiva as boas práticas. A iniciativa foi dos próprios moradores e foi muito elogiada principalmente pelo pessoal que faz as feiras nos domingos.

Veja também