Aonde você tem investido toda a sua energia?
Davi, ao chegar ao local onde a guerra era travada, estava animado. Como todos os jovens, queria testemunhar os acontecimentos. Então, logo se interessou por saber em detalhes qual era o prêmio para quem matasse o gigante.
Foi nesse momento que seu irmão mais velho, Eliabe, irritou-se ao ver Davi conversando com os soldados.
“Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: “Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.”1Samuel 17:28
Quando o rei Saul soube que havia um jovem que aceitaria o desafio de lutar contra o gigante, respondeu com total descrédito: “Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.” 1Samuel 17:33
Golias, o seu inimigo, também, com palavras desanima-doras e de descrédito respondeu a Davi: “Disse o filisteu a Davi, Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.” 1 Samuel 17: 43-44
Quantas vezes você compartilhou o seu sonho e o seu objetivo e, logo alguma pessoa da família, algum conhecido e até mesmo um inimigo o desanimou trazendo palavras negativas?
Não estou dizendo com isso que todas as opiniões devem ser descartadas, mas, que algumas se bem analisadas só nos paralisam e nos desanimam.
É muito importante aproveitar as críticas para se aperfeiçoar. Mesmo que sejam de má-fé ou desonestas (as críticas destrutivas), filtre o que pode ser útil e verdadeiro e use essas informações ao seu favor.
Não deixe que os críticos o imobilizem ou desanimem: aqueles que enfrentam gigantes devem saber ignorá-los.
No final das contas, ser criticado é um sinal razoável de que vocês estão fazendo algo novo, notável ou transformador.
Seja como Davi, ele não ficou gastando tempo e energia pensando nas palavras do seu irmão mais velho, do rei e do seu inimigo, decidiu ouvir a sua própria voz e conquistar seu sonho.
Não desperdice energia com aquilo que não trará resultados positivos para você.
Miriam Kaori Horigome – advogada – graduada em direito pela Fundação Karnig Bazarian, pós graduada em direito do trabalho pelo Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson” – Unar e estudante de teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Batista Filadélfia.