Direito do cidadão

Na semana passada este jornal publicou uma matéria embasada por um vídeo de um cidadão de Capão Bonito, que ao fazer uma visita à UBS da Vila Aparecida constatou que a mesma tinha sido reinaugurada há pouco mais de 30 dias e mesmo assim estava com operários fazendo obras na sua parte interna.

O vídeo deixou claro que a reinauguração feita há poucos dias do início do período eleitoral e certamente por isso pode ter sido antecipada, foi feita mais por questão política do que técnica.

Muito provavelmente a UBS da Vila Aparecida, que atende os moradores da maior vila da cidade, deveria ter mais algumas semanas para a finalização de sua obra para depois ser entregue nas devidas condições de uso e não como está agora, com operários tendo que terminar o serviço com a unidade em pleno funcionamento.

Nitidamente houve a finalização desta obra com uma conotação política que antecipou sua entrega, pois queiram fazer da reinauguração da UBS um evento para obter dividendos políticos para os atuais gestores.

O cidadão que fez o vídeo agiu bem, pois como munícipe deve mesmo apresentar algo que está errado, mesmo que aliados do prefeito falem que se tratou de uma denúncia política, os fatos são claríssimos, uma obra entregue há cerca de 30 dias estava sofrendo reparos.

O que não se pode permitir é que uma obra pública seja usada politicamente e que pacientes tenham que conviver com toda a sujeira causada pelo trabalho necessário de profissionais da construção civil.

Já seria ruim se isto estivesse acontecendo em qualquer outro tipo de serviço público na área administrativa, na área de cultura, na área de esporte, mas ocorrer atendimento da população com obras em andamento na área da saúde chega a ser uma irresponsabilidade.

Por isso é importante mostrar aos políticos que não vale tudo para se ter dividendos eleitorais e é fundamental que antes de qualquer ação com conotação política seja respeitada a população de seu município, que não merece ser atendida sob barulho, poeira e sujeira somente porque os mandatários de plantão quiseram fazer uma festa política.

Exercer o direito de fiscalizar e questionar as ações do poder público é algo que é permitido em regimes democráticos como o nosso, principalmente se levarmos em conta que o questionamento, no caso a filmagem, foi feita de forma respeitosa e atendendo uma solicitação de moradores e o cidadão que filmou, independente de sua preferência política, não agiu de forma desrespeitosa ou infringindo alguma lei, simplesmente mostrou algo que estava acontecendo e incomodando os usuários da saúde pública local.

Quanto à prefeitura de Capão Bonito, faltou seriedade e respeito para com os moradores de um importante bairro ao reinaugurar a reforma de uma Unidade Básica de Saúde sendo que ela ainda necessitava de obras.

 

Veja também