Num áudio divulgado pela página de notícias do Instagram AiqSarro, de Capão Bonito, o diretor de Indústria e Comércio da prefeitura, João Rodrigues de Carvalho Junior, disse ao vereador situacionista Fio Londrina, que políticos ligados à situação, como ele, deveriam gozar dos benefícios da indicação de vagas de empregos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que é um programa estadual feito para municípios para estimular e agilizar a recolocação do cidadão no mercado de trabalho.
Além de dizer que o vereador que é aliado do governo que deveria indicar nomes para as vagas, o diretor disse que vagas de empregos que deveriam estar disponibilizadas no PAT estariam sendo direcionadas para uma empresa particular de recrutamento de mão de obra.
O diretor de Indústria e Comércio foi questionado pelo O Expresso se a empresa em questão seria da chefe de seção do PAT, Aline Ramos Matias, que está nomeada para a função desde o início do atual mandato do prefeito Júlio Fernando.
Num trecho do áudio, João Carvalho fala: “anuncia no PAT, não. Sabe onde era anunciado? Na empresa dela”.
Mesmo tendo a oportunidade de explicar o áudio que circulou amplamente na cidade, o diretor João Rodrigues de Carvalho Junior deixou de se manifestar e somente convidou a reportagem para conhecer o trabalho da Casa do Empreendedor e não enviou nenhuma explicação sobre o que foi dito no áudio.
Durante a sessão da última segunda-feira da Câmara de Capão Bonito, o vereador Fio Londrina chegou a dizer que ele e outros vereadores conseguiram colocar pessoas em empregos do PAT, mas que não estavam cadastradas.
No áudio, o vereador pouco fala e no final o diretor chega a recomendar um esquema para que se chegasse uma vaga interessante ele levaria ao secretário de Governo, José Toshio Saito, e este entraria em contato com o vereador Fio para que este fizesse a ponte com o indicado. O diretor termina com a seguinte frase: “Fio você é governo e é você que tem que gozar destas vagas”.
O áudio completo da conversa do diretor de Indústria e Comércio com o vereador Fio Londrina está disponível nas redes sociais de O Expresso.
O uso político de um programa estadual chocou políticos da oposição da cidade, para esses oposicionistas, o áudio mostra que o atual governo do prefeito Júlio Fernando usa toda a estrutura municipal para fazer política e age de forma não republicana.
“Usar um programa estadual para recolocação de empregos para o cidadão, que muitas vezes também é o primeiro emprego, é uma vergonha. Mexe com a vida e com os sonhos de uma pessoa. Vaga do PAT não pode ter interferência política”, disse o ex-vereador Heitor da Gelsa.