Em visitas às escolas, vereador de Capão Bonito encontra cenário de abandono

O vereador Daan Cabeleireiro, do MDB de Capão Bonito, está fazendo visitas às escolas da rede municipal de ensino do município para ver as necessidades de manutenção da estrutura dos prédios e as condições de trabalho para os profissionais da Educação e também para os alunos.

A iniciativa de fazer as visitas aconteceu após o vereador receber pedido de várias mães e de pessoas que frequentam seu salão de cabeleireiro, onde atua em sua profissão, para que ele como vereador fosse fiscalizar o atual estado das escolas do município.

“Após os pedidos das mães de alunos e de pessoas que frequentam o salão, decidi iniciar esse trabalho, mesmo não tendo o apoio técnico de um engenheiro que já solicitei para o comando da Câmara. As visitas me surpreenderam, pois inicialmente era para verificar a possibilidade de instalação de ar condicionado ou ventiladores, mas depois que visitei duas escolas verifiquei que elas estão realmente precisando de todos os serviços de manutenção de forma urgente. Algumas precisam de uma reforma completa”, disse Daan.

A primeira escola que Daan foi visitar foi a Angelino Sudário de Souza, no bairro rural dos Proenças, que atende alunos do Infantil e Fundamental, onde o vereador viu problemas de vidros quebrados, falta de pintura, forro com buracos e mato em várias parte do pátio.

Outra escola visitada pelo vereador do MDB foi a escola Akiko Ikeda, que fica na Vila Santa Rosa, em Capão Bonito, e que atende alunos de vários bairros urbanos de Capão Bonito. Na escola Akiko, o vereador pôde ver que vários são os problemas, como portas destruídas, janelas e vitrôs totalmente corroídos e até mesmo sinal para intervalo e saída que está quebrado há muito tempo tem que ser improvisado pelos servidores.

O vereador fez exposição de suas visitas na sessão da Câmara e aproveitou para pedir uma resposta rápida do Executivo e lembrou que recentemente toda a equipe da Secretaria de Educação esteve na escola André Franco Montoro, no distrito do Turvo dos Almeidas, e nada falou sobre os aparelhos de ar condicionado que estão instalados nas salas, mas não estão podendo ser usados.

O vereador ainda disse a O Expresso que existem outros problemas sérios, como a nova escola do centro que está com a obra paralisada há mais de um ano e que está causando trincas nas casas vizinhas, a escola Sumie Baldissera, da Vila Nova Capão Bonito, que continua com sua reforma interminável e até mesmo a escola Samuel Messias, que foi recentemente reinaugurada, já estaria tendo problemas.

“A administração foi reeleita, portanto, não pode alegar que está começando como se fosse um grupo novo, são problemas que já deveriam ter sido resolvidos no mandato terminado em 2024 e que o prefeito e sua assessoria já tinham ciência. Não dá mais para a gente ficar batendo palmas enquanto a população sofre”, disse o vereador.

Veja também