Estudantes da Etec passaram a contar com transporte e merenda

O prefeito Julio Fernando atendeu pedido neste ano de estudantes da Etec “Dr. Celso Charuri” e disponibilizou veículo para fazer o transporte a essa importante instituição de ensino. A prefeitura fornecia passes baseada em uma Lei Municipal, mas os horários oferecidos pela empresa que prestava o serviço de Transporte Coletivo na cidade não eram compatíveis com a demanda dos estudantes e o prefeito destinou então um ônibus exclusivo para efetuar o transporte.
“Muitos estudantes relataram problemas. A empresa oferecia apenas um horário, somente o de ida, e no retorno, os estudantes tinham que enfrentar o perigo e a insegurança, principalmente aqueles que estudam no período noturno. Com a linha ex-clusiva resolvemos o problema”, justificou o prefeito.
O diretor da Etec, Alison Freitas chegou a publicar uma nota de agradecimento pelo empenho dedicado ao tema.
“Em nome de toda comunidade escolar da Etec Dr. Celso Charuri, gostaríamos de agradecer o empenho de representantes do Executivo e Legislativo, buscando alternativas para viabilização de transporte escolar para os alunos de nossa amada Etec”, disse Freitas.
O prefeito Julio Fernando autorizou a medida em abril e desde então, a prefeitura tem disponibilizado um ônibus escolar para oferecer o transporte. “Investir na capacitação profissional é investir no futuro da nossa cidade. Temos uma parceria sólida com a Etec e Fatec e o transporte escolar foi mais um passo importante para melhorar a acessibilidade aos estudos”, alegou o prefeito.

Alimentação para
alunos da Etec
Outra conquista importante neste ano foi obtida através da parceria entre Prefeitura Municipal de Capão Bonito e a Etec com o fornecimento de merendas para os alunos do Ensino Médio e Técnico.
Os alunos do Curso Integrado de Edificações, que estudam o colegial e o técnico durante período vespertino, já vinham recebendo merenda desde o início do ano.
São fornecidas três refeições diárias para esses estudantes, composta por almoço (arroz, feijão, carne, legumes, suco e fruta), lanche no intervalo e no término das aulas.
Já para os demais alunos, 240 no período da manhã e 270 no noturno, é oferecida merenda composta por lanche (pão com carne, margarina ou requeijão), uma bebida (leite com sabor ou suco) e uma fruta. “O fornecimento da merenda foi muito importante para os alunos, principalmente do período noturno, pois, muitos saem dos seus trabalhos e seguem diretamente para a escola, não tendo tempo para fazerem refeições em casa”, ressalta o diretor Alison Cesar Sudário de Freitas.
Devido o tamanho da cozinha da Etec, que foi adaptada para o oferecimento da merenda, no momento não há estrutura suficiente para oferecer refeições completas a todos os alunos, porém, a diretoria espera atender todos os alunos no próximo ano letivo. Segundo as alunas Camila Rosa de Oliveira e Franciele Mendes Souza, do 2º Módulo de Turismo, “a merenda servida é de boa qualidade e balanceada, sendo composta por carboidratos e fruta e, acima de tudo, sendo vantajoso para aqueles que não têm tempo de se alimentar direito antes de vir estudar”.
“Nem todos os alunos podem ir para casa se alimentar antes ou comprar um salgado na cantina diariamente, e agora não há mais preocupação, pois o lanche servido durante o intervalo é o suficiente”, afirma a aluna do 1º Módulo do Técnico em Serviços Jurídicos, Josiane Alves da Silva.
Parceria
“Queremos agradecer o prefeito Júlio Fernando, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Miyamoto, e também a profa. Neusa Fakri Poles e a sra. Maria Lúcia, respectivamente diretora e nutricionista da Central Alimentícia Municipal, que não mediram esforços para o atendimento de nossa solicitação com rapidez e eficácia”, agradeceu o diretor Alison Freitas.
O cardápio e os alimentos são elaborados e inspecionados por nutricionista, da Central Alimentícia, e as merendeiras são funcionárias contratadas pela Prefeitura, supervisionada pela Central Alimentícia Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

6

Veja também