Fatec Itapetininga é premiada em evento na Índia

A Fatec Itapetininga Professor Antonio Belizandro Barbosa Rezende foi premiada em um evento em Dubai, na Índia, no dia 19. O trabalho surgiu da troca de experiência entre estudantes do curso de Comércio Exterior das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Itapetininga, Indaiatuba e São Caetano do Sul, com alunos de Horticultura Sustentável da Durban University of Technology (DUT), da cidade de Durban, na África do Sul, em 2022.

Através do Projetos Colaborativos Internacionais (PCI), foi realizada a análise sobre a possibilidade de exportação sustentável de flores, levando em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentado na Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas (ONU). Observando o potencial da ideia, o estudante do sexto semestre da Fatec Itapetininga, João Guilherme Diniz, enviou o projeto desenvolvido para a Câmara de Comércio e Indústria (CCI), dos BRICS – aliança de países, originalmente composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A CCI reconheceu a iniciativa como uma contribuição significativa para geração de parcerias estratégicas entre países dos BRICS.

“Recebemos um e-mail da Câmara de Comércio dos BRICS comunicando a vitória, e foi emocionante! Não foi um projeto fácil, sempre tem um certo choque cultural, além da dificuldade natural com o idioma inglês e com as plataformas usadas por estudantes estrangeiros. Mas foi uma experiência muito valiosa”, conta a professora de Política Comercial Externa da Fatec Itapetininga, Paula Granato.

“Essa avaliação nos mostra a importância dos trabalhos interinstitucionais e das parcerias internacionais. Os projetos envolvendo temas ligados ao Agronegócio e ao Comércio Exterior são bons exemplos do alto potencial que nossos alunos têm em contribuir de forma global na geração de tecnologia e de conhecimento”, diz o diretor da Fatec Itapetininga, Fábio Albuquerque Entelmann.

Fonte: Centro Paula Souza

Veja também