A pandemia de Coronavírus trouxe grande preocupação para todos os brasileiros. O sentimento não foi diferente para moradores de Capão Bonito e cidades vizinhas que se viram no meio de uma pandemia e com a preocupação de que poderiam passar por dificuldades devido a falta de condições técnicas para que as vítimas locais pudessem ser atendidas na Santa Casa local e tivessem que ser transferidas para outros hospitais da região.
O medo maior era que se temia que ocorresse em Capão Bonito fatos que eram amplamente divulgados pela televisão em países como a Itália e também em estados brasileiros como Amazonas, Pará e Rio de Janeiro onde pessoas morreram por falta de condições técnicas para o atendimento.
Na semana passada, a reportagem d’O Expresso noticiou em extensa matéria jornalística que apesar dos temores iniciais a cidade se saiu muito bem no quesito se preparar para enfrentamento do Covid. A cidade montou uma UTI inédita na Santa Casa local e também disponibilizou leitos de enfermaria, até mesmo estudos para um hospital de campanha foi feito, mas não houve necessidade de montagem.
Além disso, a Secretaria de Saúde instalou as unidades sentinelas que puderam fazer com que as pessoas com sintomas da doenças pudessem ser bem atendidas. Todos estas ações mais outras tantas que foram tomadas mostraram que o município conseguiu ter uma organização efetiva no combate a pandemia que proporcionou êxito nos resultados.
O trabalho teve tanto êxito que atualmente a UTI Covid da Santa Casa local está dando suporte para cidades vizinhas, inclusive recebendo pacientes de cidades como Capela do Alto, Guareí, Cesário Lange e Itararé que ficam distantes de Capão Bonito. Este tipo de atendimento eleva a Santa Casa local a um novo patamar fazendo com que ela seja vista com maior credibilidade no setor da Saúde de toda a região. Este é um tipo de conquista que marca positivamente um hospital, pois isso além de ganhar confiança dos pacientes ainda traz uma boa imagem entre os profissionais da área da saúde que sempre buscam os hospitais com melhor avaliação para que possam atuar. Como se diz no ditado popular, no frigir dos ovos, o que era para ser algo temerário acabou se transformando em algo positivo para a cidade.
Muito se fala que os gestores preparados conseguem ter bons resultado inclusive nas grandes crises e isto parece que foi o que ocorreu em Capão Bo-nito onde os gestores do município em parceria com a administração da Santa Casa conseguiram dar o suporte para que a sua população fosse atendida e ainda conseguir possibilitar um salto de qualidade num hospital quase centenário que há muito reivindicava uma atenção diferenciada. São atitudes como estas que fazem a diferença e que muitas vezes mudam o cenário de uma cidade e é isto que felizmente ocorreu com Capão Bonito e seu único hospital.