Neste domingo, 02 de abril, o município de Capão Bonito comemora 160 anos de sua fundação. Nascido há mais de 1 século e meio da exploração do ouro na serra do Paranapiacaba, o município ao longo do tempo passou por diversas transformações.
Depois de findado o ciclo de exploração do ouro foi a vez da cidade iniciar seu crescimento através do ciclo do tropeirismo quando servia de ponto estratégico para paradas dos muares que vinham de Viamão, no longínquo Rio Grande do Sul até a tradicional feira de Sorocaba, que servia de ponto para negociação destes animais que movimentavam o Brasil no período imperial.
Com o fim do comércio de animais e a chegada de novos meios de transporte, como as ferrovias, foi a vez de o município ter a atividade agrícola como instrumento de seu crescimento. No início do século passado a então Capão Bonito do Paranapanema era movida pelo algodão, que além da produção agrícola proporcionava a instalação no local de pequenas indústrias que eram as máquinas de desencaroçar, estas instaladas onde hoje funciona o Centro Quero Vida do Idoso e a Loja de Materiais de Construção Galvão.
O fim do ciclo algodoeiro devido a chegada de doenças motivou a migração para outras culturas, como feijão, milho, hortifrutis e suinocultura.
Estes ciclos econômicos foram se alternando até os dias atuais onde o município tem forte vocação para produção de cereais, reflorestamento e também exploração mineral.
Embora nos últimos 8 anos o município tenha conseguido alcançar um patamar de melhoria na qualidade de vida de seus moradores, com um considerável desenvolvimento de ações em setores como educação e saúde, há muito a ser feito nos próximos anos, principalmente no setor de geração de emprego e renda onde a cidade ainda tem números bem inferiores ao da maioria dos municípios paulistas.
Cabe aos capão-bonitenses torcer para que a sua terra possa efetivamente nos próximos anos implantar uma política de desenvolvimento que possibilite a agregação de valores a produção local e que com isso gere emprego e renda, dando assim as famílias locais maiores perspectivas de evolução econômica e social, pois a melhoria das condições de vida para a coletividade é objetivo a ser buscado por autoridades e moradores de qualquer cidade brasileira.
Que este solo que possibilita a felicidade para milhares de famílias gameleiras continue sendo motivo de orgulho do seu passado e certeza de dias ainda melhores no futuro.