Fora do tempo

O mundo teve mudança muito rápida nos últimos anos, principalmente com o advento da evolução tecnológica, mais precisamente com a rapidez das informações com o surgimento da internet. O que o mundo evoluiu nos últimos 20 anos foi algo avassalador se compararmos com o ritmo das mudanças ocorridas no século passado.

Esta evolução exige que nossos governantes também tenham que se adequar as novas realidades, que estejam antenados ao novo momento em que vivemos e que consigam trabalhar aceitando essa mudança dos tempos.

Na semana passada este jornal noticiou que o Tribunal de Justiça, pelo seu órgão máximo de julgamento composto por 23 desembargadores, julgou inconstitucional um artigo da lei do plano de carreira dos profissionais da Educação de Capão Bonito, onde havia um flagrante desrespeito à livre expressão contra servidores da Educação, caso eles resolvessem manifestar uma opinião contrária a da administração da Secretaria Municipal de Educação e também do chefe do Executivo.

Graças ao esforço de um funcionário municipal que decidiu denunciar o caso e não desistiu disso com as primeiras negativas, o artigo da censura ou da mordaça, como era chamado, caiu após ação movida pelo Procurador Geral do Estado tendo o apoio unânime da mais alta corte de Justiça do Estado de São Paulo.

O episódio mostra que políticos que agem como coronéis do passado não têm vez nos dias atuais, estão literalmente fora do mercado, pois não entendem o novo momento pelo qual passa o mundo.

Não há mais espaço para políticos que tentem perseguir ou calar seus adversários, coisas que aconteciam somente pelos anos de 1900, não são mais aceitas nos dias atuais, onde a participação popular é muito mais efetiva e onde os cidadãos têm a ciência de que possuem deveres, mas têm seus direitos que devem ser respeitados.

O que ocorreu com o caso do artigo da lei de Capão Bonito foi mais um rompante de autoritarismo de um político que não aceita ser contrariado e que não admite nenhuma crítica.

Se o gestor público dos dias atuais não estiver preparado para suportar opiniões contrárias e não aceitar as críticas que lhe serão feitas nas redes sociais, pode literalmente se aposentar, pois está fora da época.

Parece que em muitas cidades do interior, como Capão Bonito, os políticos deveriam rever seus conceitos se não quiserem mais passar vergonha, como a prefeitura local passou recentemente em julgamento no Tribunal de Justiça.

Caso esses políticos não mudem, teremos uma única certeza, a de que esses políticos deveriam pensar rapidamente em pendurar as chuteiras.

Veja também