O número de roubos e furtos continua preocupando moradores e comerciantes de Capão Bonito em praticamente todos os bairros.
Nesta semana ladrões invadiram o Mercado Municipal, localizado em plena área central, e furtaram vários produtos de um estabelecimento.
O furto aconteceu na madrugada de terça-feira, 31/01. Os ladrões arrombaram o mercado e estouraram a porta de vidro da loja Mendonça Celulares e subtraíram todos os produtos.
O proprietário da loja estimou que o prejuízo tenha sido de mais de R$ 5 mil e não escondeu o seu desapontamento.
“A gente investe no estabelecimento para prestar um bom atendimento, procura pagar os impostos em dia e é isto que nos acontece”, afirmaram comerciantes solidários ao sr. Mendonça no Mercado Municipal.
Segundo os comerciantes, o receio é que novos ataques aconteçam e mais prejuízo se acumule. A Polícia Civil está investigando o caso.
A reportagem d’O Expresso entrou em contato na última quarta-feira, 01/02 com o responsável pela Vigilância Municipal e diretor do Departamento e Trânsito – Gilberto Tobias, que informou que um vigia já foi deslocado para prestar serviço no Mercado Municipal.
“Nos últimos anos aumentamos o efetivo da Vigilância Municipal, inclusive porque o município ganhou novos equipamentos importantes tanto na área de Saúde como Educação. Estamos procurando atender a todos os locais e garantir a preservação do patrimônio da melhor forma possível. O prefeito Marco Citadini inclusive já determinou a elaboração de um estudo para instalação de uma central de monitoramento com câmeras e também outras ações de preservação”, informou Gilberto Tobias.
Média de mais de 38 furtos por mês e mais de 430 prisões em 2016
Conforme estatística disponibilizada pela Secretaria Estadual de Segurança, Capão Bonito continua com um grande volume de registros de furtos e roubos.
Só de furtos em 2016 foram 461 ocorrências registradas, média de 38,4 por mês.
Só no último trimestre de 2016 foram 122 registros, além de mais 11 furtos de veículos.
O número de roubos, outro tipo de ocorrência que preocupa, chegou a 84 em 2016.
Comparando com o ano de 2015 a cidade teve um aumento, pois as estatísticas apontam para 447 furtos e 75 roubos.
A polícia de Capão Bonito tem os maiores índices de resolutividade de crimes na Seccional de Itapeva, instaurando 494 inquéritos.
Só para o leitor ter uma ideia do volume do trabalho no setor de segurança em Capão Bonito – Civil e Militar prenderam 156 pessoas em flagrante no ano passado e mais 304 através de mandatos, totalizando o expressivo número de 432 prisões – média de 1,18 por dia. Outra estatística preocupante em 2016 são as ligadas as drogas.
Foram 23 portes de entorpecentes, 39 ocorrências de tráfico e 10 menores infratores apreendidos.
O trabalho de investigação da polícia continua demonstrando que uma boa parte dos furtos está ligada as drogas.
A crise econômica, que reduz as oportunidades de emprego também tem contribuído para a escalada das ações criminosas.
O principal objeto furtado na cidade continua sendo o celular, seguido de aparelhos eletroeletrônicos e bicicletas, que são passados pelos criminosos a preços baixos para receptadores.