Tive a oportunidade de governar o município de Capão Bonito por dois mandatos (1989-1992 e 2005-2008). Além do gosto pela leitura e pela história da cidade, também convivi com personagens históricas e que contribuíram para a formação do Município, o que me credencia, através de fatos e conhecimento, expor algumas colocações sobre o tema de geração de emprego.
Na política, tudo é muito dinâmico, e muitas vezes, a semente plantada é esquecida diante da árvore cheia de frutos. Mas isso não me entristece, pelo contrário, fico feliz pela cidade. Idealizei o primeiro Distrito Industrial de Capão Bonito no ano de 1992 e hoje, temos dezenas de empresas produzindo e gerando mais de 300 empregos, e depois de 28 anos, o empreendimento recebeu os primeiros investimentos de pavimentação, promovidos pela atual gestão.
O destino novamente me colocou à frente do desafio de ampliar a atuação industrial no município. No fim do meu segundo mandato como prefeito, recebi oficialmente a doação de uma área de sete alqueires da antiga VCP para a criação do Distrito Industrial II.
Mesmo sendo protagonista nesses primeiros passos do fomento industrial local, confesso que nunca o município de Capão Bonito teve um programa de geração de empregos como o que estamos acompanhando no momento.
A expectativa de 700 empregos diretos e outras centenas vagas indiretas, faz o Distrito Industrial II de Capão Bonito se tornar uma notícia positiva e esperançosa para área econômica do município. Quem imaginaria que tivéssemos um empreendimento que gerasse tantos postos de trabalho num só local e ao mesmo tempo?
Muitas construções iniciaram as obras e outras já estão prontas ou terão início nas próximas semanas.
Independente de posição política ou ideológica. Se for a favor ou contra a administração atual, temos que reconhecer que foram muitos esforços para chegar nesse estágio positivo, que nos traz esperança de rápida retomada de desenvolvimento após o período da pandemia.
São empreendedores de outras cidades e também empresários locais que estão tendo a oportunidade de ampliar seus serviços e produção no novo Distrito.
Diferentemente do que algumas pessoas possam pensar, as empresas capão-bonitenses não vão mudar de local ou de sede, mas sim, farão novos investimentos, ajudando o desenvolvimento de Capão Bonito e gerando novos empregos.
E agora, com a verba de R$ 4 milhões conquistada junto a uma emenda parlamentar, a municipalidade irá pavimentar todas as ruas do novo parque industrial, que ficará totalmente estruturado, oferecendo as melhores condições às 16 empresas e aos seus futuros funcionários.
Um sonho que está se transformando em realidade.
Parabéns Capão Bonito!
José Carlos Tallarico Júnior, prefeito por dois mandatos em Capão Bonito