Governador de SP autoriza processo licitatório para construção do Hospital Regional de Itapetininga

Na última terça-feira (12), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a abertura do processo licitatório para a construção do Hospital Regional em Itapetininga. Após a assinatura, o decreto deverá ser publicado no Diário oficial. A entrega do novo hospital está programada para 2026.
O novo Hospital Regional de Itapetininga (HRI) será erguido no Vale São Fernando, uma área localizada próxima à Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A unidade, com foco em atendimentos de média e alta complexidade, se tornará um centro de referência para os municípios da região.
O projeto também inclui 160 leitos gerais com maternidade, 44 leitos adicionais para UTI, UCinco e Ucinca, além de um centro cirúrgico com sete salas – sendo duas de grande porte, quatro de porte médio e uma exclusiva para obstetrícia. Também haverá um pronto atendimento com 22 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, um ambulatório com oito consultórios e uma unidade de quimioterapia equipada com dez poltronas e dois leitos.
A nova unidade, que será localizada na Rua Diamante, também contará com uma farmácia ambulatorial para a distribuição de medicamentos oncológicos.
Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 600 milhões, provenientes de um leilão de serviços lotéricos estaduais, para a construção de dois novos hospitais, um em Birigui e outro em Itapetininga.
“Essa outorga tem destino certo: será destinada a duas regiões que enfrentam a falta de leitos. O hospital de Itapetininga atualmente não tem capacidade para atender à demanda, pois é uma estrutura muito antiga. Vamos construir um novo hospital, que atenderá ao menos 13 municípios da região”, destacou o governador.

Veja também