Guapiara atinge recorde de óbitos pela Covid-19 nos primeiros meses de 2021

Entre janeiro e março deste ano o número de contaminados triplicou de 353 para 1382 e ainda foram registradas 34 mortes em 70 dias

O município de Guapiara, no Sudoeste Paulista, é um dos recordistas em número de óbitos pela covid-19 na região nos primeiros meses de 2021. Com 17 mil habitantes, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade registrou somente nos meses de janeiro, fevereiro e na primeira quinzena de março deste ano, 34 mortes provocadas pela infecção do Coronavírus.

Entre março e dezembro de 2020, ainda na gestão da ex-prefeita Pixa Pássaro (PTB), Guapiara havia contabilizado até então apenas 14 óbitos pela Covid-19 em 353 casos confirmados.

Hoje, de acordo com o último Boletim Informativo da Prefeitura Municipal, publicado no dia 12 de março, o número de contaminados triplicou, saltando de 353 casos até 07 de janeiro, para 1382 em março de 2021.

O prefeito Matheus Freitas (DEM) desde o início de seu mandato vem adotando diversas medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia em Guapiara. Quando a região ainda estava na fase amarela do Plano SP, o atual chefe do Executivo chegou a implantar toque de recolher na cidade, proibindo os moradores de circularem pelas ruas sem um motivo justificado, e também regrediu o município para a Fase Vermelha, fechando assim vários segmentos do comércio local.

Ainda preocupado com a grave situação da pandemia em Guapiara, Matheus Freitas iniciou hoje para uma ação para o enfrentamento à Covid-19, através da implantação de barreira sanitária no bairro Pinheiros, principal acesso ao município.

A equipe de Saúde de Guapiara também anunciou no último dia 12 de março, a compra de medicamentos essenciais para o processo de intubação em pacientes contaminados pela Covid-19 e de bombas de infusão.

Veja também