A cidade de Guapiara completou no próximo dia 2 de maio, segunda-feira, 150 anos de história e a Prefeitura Municipal, atualmente comandada pelo prefeito Matheus Freitas, preparou uma programação especial para a data histórica e comemorativa.
As atividades começaram no início do mês de abril com o Baile para a escolha da Rainha do Rodeio 2022. No último sábado, dia 23, a Prefeitura Municipal promoveu uma série de jogos de futebol, inclusive com participação de atletas consagrados como Edilson, ex-Corinthians, Sérgio, ex-Palmeiras, e Muller, ex-São Paulo, entre outros.
A programação seguiu na última quinta-feira, dia 28, com Missa de Ação Graças na Matriz São José. A abertura oficial do Rodeio também ocorreu na sexta-feira, dia 29, com show da dupla Cézar e Paulinho.
As atrações artísticas da Festa de Peão Boiadeiro seguiram no sábado, com a dupla Bruno e Barreto, no domingo com Bruna da Viola e encerrando o evento, na segunda-feira, dia 2, a dupla Israel e Rodolfo. Também no dia 2 houve o Ato e Desfile Cívico à partir das 08h00.
História
A história do município está intimamente ligada a de seus vizinhos Ribeirão Grande e Capão Bonito, já que as primeiras notícias de povoação no território que engloba os três municípios remonta do século 18, quando bandeirantes iniciaram a exploração de ouro às margens do rio São José.
Em 1872 a cidade, onde se encontra atualmente, começa a receber pessoas quando em terras de propriedade de Antônio Inácio da Cruz, denominada São José, foi construída uma pista destinada a corrida de cavalos por determinação de Vicente Romualdo da Cruz, filho de Antônio Inácio.
Em 1902 a Freguesia passou a ser denominada São José de Guapiara. Com a abertura da rodovia São Paulo a Curitiba que corta o território do município houve crescimento acentuado da povoação. Em 1938 chegaram ao município os primeiros imigrantes japoneses que auxiliaram no crescimento da agricultura local.
Guapiara passou a ser um município independente em 1948, se emancipando de Capão Bonito, elegendo, inclusive seu primeiro prefeito, João Antunes Alexandre, o popular João Batalha.
Guapiara se destacou por décadas pelas produção de tomate e pêssego, e a exploração mineral, principalmente jazidas de calcário. Nos últimos anos a produção de pêssego e tomate perderam espaço para outras atividades como pecuária e reflorestamento.
Atualmente o município que conta com uma população estimada em 16.896 habitantes, segundo o IBGE, uma área de 408,292 km² e é administrado pelo prefeito Matheus Freitas.