Guapiara comemorou aniversário no dia 2 de maio

O município de Guapiara comemorou no último domingo, dia 02 de maio, 149 anos de sua fundação. Devido as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as comemorações ficaram restritas a atos cívicos e outros eventos com algumas poucas pessoas, evitando-se assim qualquer tipo de risco de contaminação.

O começo da fundação de Guapiara está intimamente ligado ao de Capão Bonito, na realidade as primeiras anotações históricas sobre a região afirmam que atividades de colonização começaram com bandeirantes que tentaram garimpar ouro nas margens do rio São José, que corta Guapiara. Com a escassez do ouro alguns garimpeiros acabaram migrando para a antiga Freguesia Velha que deu origem a fundação de Capão Bonito.

Até 1948 Guapiara era ligada administrativamente a Capão Bonito e com a redemocratização do país logo após o fim da 2ª guerra mundial e o fim do governo Vargas, vários municípios novos foram criados e entre eles Guapiara que deixou de ser vinculado a Capão Bonito e conquistou sua emancipação administrativa.

A cidade é administrada pelo prefeito e advogado José Matheus Rodolfo de Freitas, sendo vice-prefeito Alexandre Martins de Oliveira. Conta com 17.758 habitantes segundo o IBGE e tem um PIB per capita de R$ 12.514,35 em dados de 2008 e sendo relevantes a presença da agricultura e da mineração na economia do município.

Segundo o último Censo demográfico mais de 50% da população está na zonar rural e diferente de muitas cidades brasileiras Guapiara tem mais homens do que mulher.

Para ilustrar esse momento histórico O Expresso buscou no jornal Folha Popular de agosto de 1948 notícia que fala sobre o processo de realização de plebiscito para emancipação guapiarense.

Veja também