A Prefeitura de Guapiara não tem medido esforços para melhorar a logística de transporte no Setor de Saúde.
Segundo a prefeitura, durante a semana um veículo faz transporte para a cidade de Barretos, outro para a cidade de Sorocaba, um veículo para a cidade de Itapetininga, uma van para São Paulo, outra para Campinas, uma para a cidade de Itu e dois ônibus para Itapeva. São transportados em média de 170 a 180 pacientes por dia e mais 5.000 pacientes no mês.
A prefeitura municipal gasta em média 10.500 litros de diesel por mês, 500 litros de gasolina também por mês e aproximadamente R$ 8 mil em diárias para os motoristas para conseguir atender a demanda da população local.
“Fora os veículos que viajam dentro deste cronograma que inclui pacientes com câncer, hemodiálise e outras especialidades, e ainda têm as ambulâncias que fazem as emergências e outras transferências e também temos o SAMU com suas equipes – plantões e ocorrências”, destaca a prefeita Pixa Pássaro, que determinou a elaboração de um relatório detalhado no setor de transporte.
Conforme ainda a prefeita, os carros da administração também são emprestados diariamente a serviço da Saúde e também outros carros que servem as Unidades Básicas de Saúde, dando assistência para que a equipe de enfermagem possa realizar exames e visitas a pacientes que não podem se locomover até a unidade, além de um carro que transporta pacientes do hospital para suas residências em horários determinados.
Segundo a prefeita Pixa Pássaro são feitas viagens todos os dias, inclusive aos domingos para internações.
“Não conseguimos parar os veículos para limpeza e manutenção e isso gera grandes prejuízos na conservação da frota. Temos uma van para arrumar que fica em torno de R$ 30 mil e nossa prioridade tem sido sempre a Saúde. Outros setores têm sido sacrificados, muito recurso próprio tem sido aplicado no setor. Muitos dos deputados que nos apoiam também direcionam emendas para custeio da Saúde e isso tem nos ajudado muito a manter essa logística. Procuramos dar dignidade e comodidade aos nossos pacientes. Adquirimos três veículos novos para transporte na saúde, quem está com dor necessitando de atendimento precisa ser bem atendido.
Só que o orçamento não dá para tudo. Aqui existe a solidariedade, todos estão sendo solidários e entendendo qual é realmente a necessidade. É preciso também aprender a comparar, todos os municípios estão reduzindo e terceirizando o transporte de pacientes e colocando ônibus para fazer estas rotas. Estamos fazendo tudo que podemos para atender bem porque todo e qualquer sacrifício vale a pena, pois cuidamos de vidas. Esclarecer a população é nosso dever e nossa obrigação”, enfatizou a prefeita de Guapiara.