Na madrugada de domingo, dia 17, por volta da meia-noite, policiais da GCM, Guarda Civil Municipal de Itapeva, foram solicitados para atender ocorrência de acidente de trânsito.
Chegando ao local, os policiais se depararam com populares contendo um cidadão, que segundo informações aparentava estar sob influência de álcool, e acabou colidindo o veículo que dirigia contra um motociclista, que estaria realizando entrega nas proximidades.
Diante das circunstâncias, os policiais convidaram o condutor a ser submetido ao teste do etilômetro, pois eram visíveis os sinais de embriaguez. Após realizar o teste do etilômetro ficou constatado a embriaguez, sendo o resultado de 1,91 miligramas de álcool por litro de ar alveolar. A legislação brasileira de trânsito, o CTB, traz que resultados igual ou superior a 0,34 mg/L constitui crime de trânsito. Sendo assim, os policiais da GCM providenciaram primeiramente socorro médico a vítima do acidente, em seguida deram voz de prisão ao condutor embriagado, o qual foi conduzido ao Plantão Policial. A Polícia Militar prestou apoio para o recolhimento do veículo que estava pendente de licenciamento.
No Plantão Policial a autoridade após conhecer sobre os fatos, determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante, mantendo o condutor embriagado preso e à disposição da Justiça.