O projeto “Arte em Páginas”, desenvolvido em Capão Bonito pelo Centro Educacional Artístico Renascer (CREAR), com apoio da Suzano, concluiu seu primeiro ciclo com bons resultados. A iniciativa se consolidou como uma experiência de transformação social, unindo sustentabilidade, aprendizado coletivo e geração de renda complementar, que contribuiu para o orçamento familiar das mulheres participantes.
“Ao apoiar iniciativas que geram renda, promovem autonomia e fortalecem as comunidades locais, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento social e ambiental dos territórios e com a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Joana Mamedes, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.
No decorrer do projeto, aproximadamente mil cadernos que seriam descartados foram regenerados e transformados em novos cadernos e blocos de anotações por meio de oficinas de encadernação sustentável. A matéria-prima utilizada foi obtida por meio de campanhas de arrecadação realizadas em escolas da cidade e de parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR), responsável pela coleta seletiva no município, reforçando o compromisso ambiental da iniciativa.
Praticamente toda a produção foi comercializada, restando apenas alguns blocos em estoque.
“O projeto foi concluído com sucesso. Somos muito gratos à Suzano pelo apoio, que tornou possível a realização desse trabalho. O processo foi extremamente positivo, tanto do ponto de vista social quanto educativo e foi gratificante acompanhar de perto o impacto gerado na vida de cada uma das mulheres envolvidas, a maioria mães de alunos atendidos pelo CREAR”, avalia João Guilherme Vaz de Oliveira, voluntário do Centro Educacional e coordenador do projeto.









