Jovem cineasta de Capão Bonito é premiado em festival estadual

REPORTAGEM D’O EXPRESSO

Bisneto do saudoso maestro Edmundo Cacciacarro, compositor do Hino Oficial do município de Capão Bonito e neto de Donizete Cacciacarro (in-memorian), o jovem capão-bonitense Danilo Cacciacarro, 22 anos, herdou o dom artístico que circula pelas veias da família e se tornou a mais nova revelação como cineasta num consagrado Festival de Cinema Estadual, o One Minute Festival.
Criada em 1992, a competição de filmes de curta metragem de até um minuto de duração atrai centenas de cineastas profissionais e amadores de todo o país.
Na edição de 2016, concorreram 140 filmes e o Curta capão-bonitense, intitulado como Insônia, foi um dos destaques.
Para produzir o filme, Danilo usou e abusou da criatividade. Com uma simples câmera Nikon e um refletor, atuou como diretor, roteirista, câmera e editor, e conseguiu finalizar o projeto em aproximadamente três horas. Orgulha-se ainda quando questionado sobre os recursos que empreendeu na produção.
“Não gastei nada praticamente. Apenas os equipamentos que já tenho e o tempo que levei para produzir”, relata.
Cacciacarro explica o conceito de Insônia.

“Esse título foi baseado no momento que es-tamos vivendo. Uma total insônia, no sentido literal, sem dormir, tédio e desesperança”.
O filme premiado é apenas uma das diversas produções em curta e longa metragem do cineasta de Capão Bonito. Ele conta que a ideia de se tornar um cineasta surgiu em 2011, quando tinha apenas 15 anos de idade.
Desde que pegou uma modesta Cybershot (filmadora amadora da Sony) no mesmo ano, não parou mais de produzir filmes.
Apaixonado pelo Castelo Rá-Tim-Bum, uma famosa série infanto-juvenil da TV Cultura, Danilo Cacciacarro também se inspira em diretores como o argentino Gaspar Noe, que aborda temas como sexo, vingança e violência.
Na pintura, não esconde o prazer que tem ao observar as belíssimas e raras obras de Salvador Dali.
Para manter suas despesas, ele conta que faz ensaios fotográficos e cobertura de eventos.
Seus ensaios têm causado adoração e ao mesmo tempo polêmica nas redes sociais, por mostrar o viés artístico de uma mulher seminua.

“Infelizmente não são todos que enxergam pelo lado artístico. Entendo isso, pois é uma questão cultural de cada um, mas respeito todas as opiniões”, diz.
Para manter a motivação e melhorar sua retórica cinematográfica, possui um acervo físico de mais de 500 filmes gravado em mídia DVD e já planeja sua nova produção.
Cacciacarro está firmando uma parceria com o ator Freddy Allan, o Zequinha do Castelo Rá-Tim-Bum, para um novo curta metragem, o I WalkAlone, que será filmado em Capão Bonito e Ribeirão Grande, em cenários como matas e florestas.

Perfil
Filho do saudoso médico Edmundo Cacciacarro Neto e Eliana Teixeira, estudou nas escolas Sacre Coeur e Raul Ven-turelli.
É casado com Monique Luana e tem um sonho que pretende realizar em breve, estudar cinema na Rússia.

Veja também