Os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários que foram implantados nos últimos anos em Capão Bonito começam a aquecer o mercado da construção civil no município.
Desde 2017 a cidade de Capão Bonito viu florescer várias iniciativas particulares que buscavam atender a demanda reprimida na cidade para lotes visando construções de casas. Primeiramente foram construídos conjuntos de apartamentos, como o Clube Vida, na região do Terminal Rodoviário Antonio Enei Neto e que estava paralisado há anos na prefeitura esperando autorização do prefeito, o que ocorreu assim que o ex-prefeito Marco Citadini assumiu o mandato em janeiro de 2017, depois foram solicitados na prefeitura autorização para aprovação de loteamentos no Jardim Alvorada, dois na Vila Cruzeiro e dois na Nova Capão Bonito.
Destes empreendimentos, um da Vila Cruzeiro denominado loteamento Chácara Ruman e o do Jardim Alvorada denominada Residencial Villa Bella, cumpriram todas as regras exigidas e fizeram todas as obras de infraestrutura determinadas tanto pela prefeitura como pela Cetesb e recentemente tiveram autorização para que pudessem ser feitas as primeiras construções.
Essa autorização assinada no final de 2021 já vem dando bons frutos e aquecendo o mercado com a contratação de pedreiros, ajudantes e outros profissionais exigidos para o início de uma obra. Esta semana a reportagem d’O Expresso esteve em alguns loteamentos e pôde constatar que apesar do pouco tempo desde a autorização da prefeitura até hoje, já é significativo o número de construções que estão sendo feitas nestes dois empreendimentos, isso tudo levando em conta que a liberação para a construção coincidiu com o período das festividades de final de ano.
No Residencial Villa Bella já são vistas mais de uma dezena de construções e no Residencial Chácara Ruman já é possível ver casas concluídas e até mesmo algumas já sendo ocupadas por moradores. No caso do Villa Bella, localizado no Jardim Alvorada, que é um loteamento com mais de 500 lotes em sua primeira etapa, já podem ser contabilizados mais de 30 empregos diretos. “Esse tipo de loteamento é muito importante para nós que somos do ramo da construção, abre oportunidade de emprego para muitos pedreiros, ajudantes e mais pessoas. Além disso, as casas de materiais de construção também vendem mais e geram mais empregos”, disse a O Expresso o senhor Aparício Mendes que está há 30 anos no ramo.
Outro ponto que tem chamado a atenção é o aumento do movimento nas lojas e empresas de materiais de construção que já estão sentindo os efeitos desse aquecimento causado pela abertura de loteamentos na cidade. Em algumas casas de materiais os pedidos para construção nestes novos loteamentos já são significativos no faturamento. “Nitidamente estamos tendo um incremento nas nossas vendas e a impressão que temos é que está ainda no começo do crescimento desta demanda. Pelo que estamos vendo estes novos loteamentos aquecerão as vendas das empresas do ramo da construção civil na cidade nos próximos anos”, disse um proprietário de uma conhecida casa de materiais de construção da cidade.
Para um engenheiro que atua fortemente no ramo na cidade, este ‘boom’ que a cidade está começando a ver deve-se exclusivamente a política de abertura de atração de empreendedores feita em Capão Bonito pela gestão do ex-prefeito Marco Citadini. “O ex-prefeito abriu a cidade para os investidores, tirou os obstáculos da frente de empresários que queriam investir e tudo garantindo a devida infraestrutura. Veja que todos os empreendimentos autorizados na gestão dele exigem saneamento básico, iluminação pública e pavimentação. Ele pensou para frente e a cidade vai colher os frutos desta forma de administrar nos próximos anos”, disse o engenheiro.
A tendência de crescimento é muito grande, já que com a autorização para que os outros empreendimentos na cidade possam ter novas construções ainda este ano poderão dar mais estímulo a construção de novas casas próprias. “Teremos em breve cerca de 800 lotes aptos a receber novas construções, isso vai mudar o setor da construção na cidade e também vai possibilitar que muitas famílias realizem seu sonho de ter a sua casa própria”, disse um empresário local.