Prefeitura ainda não pagou o profissional responsável pelas cirurgias realizadas num período de quatro meses em 2021
O médico cirurgião Luis Ortega denunciou em postagem em seu perfil no Facebook o descaso por parte da Prefeitura Municipal para a realização de pequenas cirurgias na Santa Casa local. O profissional explicou que a Secretaria de Saúde de Capão Bonito, atualmente comandada pelo vice-prefeito Roberto Tamura, suspendeu as pequenas e médias cirurgias no município ao rescindir o contrato para esse tipo de prestação de serviço.
Ortega esclareceu ainda que foi orientado por representantes da Secretaria da Saúde a continuar realizando as cirurgias e que “a Prefeitura assumiria o custeio sem intermediação da empresa de Chavantes”. “Mesmo sem remuneração, continuei realizando as cirurgias por quatro meses, e até hoje não recebi nada da Prefeitura”, afirmou.
O profissional criticou ainda a solução encontrada pela Prefeitura de Capão Bonito com relação à paralização de cirurgias no município. “Estou surpreso ao saber que a solução encontrada pela Secretaria de Saúde seria encaminhar os pacientes para outros municípios através da Central de Vagas, sendo que os procedimentos eram realizados aqui mesmo e sem custo algum para o paciente”, comentou.
O médico também falou sobre os problemas que os pacientes enfrentam para a realização de cirurgias em outras cidades, principalmente os idosos e pessoas de baixa renda. “Esses pacientes idosos e de baixa renda ficam o dia inteiro aguardando o retorno à cidade e muitas vezes, nem consegue comprar um café. Não tenho interesse pessoal e nem político, mas falo em nome dos pacientes que são afetados pela rescisão do contrato de cirurgias e sem justificativa”, colocou.
O caso chegou aos vereadores Paulo Cecap e Neto Tallarico, mas até o presente momento, não apresentaram soluções efetivas para a regularização do custeio das cirurgias realizadas em 2021 e sobre a possibilidade de se retornar com os procedimentos cirúrgicos na Santa Casa.