Mortes no trânsito caem 4% no 1º semestre do ano na região

O número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito na região de Itapeva caiu 4% no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado.
No Estado de São Paulo, a queda foi 8% no primeiro semestre, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP), o Estado apresentou 2.861 mortes no 1º semestre de 2016, contra 3.094 no 1º semestre de 2015. Foram 233 óbitos a menos. Com relação ao mês de junho o Estado de São Paulo registrou queda 11% no número de mortes no trânsito em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esses números positivos colaboram com a meta do Governo do Estado, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o total de vítimas fatais no trânsito no Estado de São Paulo até 2020.
Lançado em fevereiro, o relatório Infosiga-SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios.
O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes.
Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em junho de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do se-xo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos e 67% foram provocados por colisões e atropelamentos. Os dados deste mês apontam que a maior parte das vítimas eram pedestres (31%) e motociclistas (27%).

Acidente fatal
Apesar de o relatório apontar queda de acidentes, no dia 14 de julho uma colisão frontal entre dois veículos resultou na morte de uma pessoa na Rodovia Francisco Alves Negrão, SP-258.
O acidente ocorreu logo após o trevo de acesso ao bairro da Taipinha no sentido Itapeva-Taquarivaí.
No local os dois veículos, um com placa de Itapeva, outro com placa de Sengés/PR acabaram batendo frontalmente, a Sa-veiro de Sengés teve a frente parcialmente destruída, já o Santana de Itapeva teve a lateral direita completamente danificada.
Logo após a batida, motoristas que passavam pelo local acionaram as equipes de resgate. O SAMU, Corpo de Bombeiros e os socorristas da CCR-SPVias prestaram os primeiros atendimentos ainda no local do acidente.
Jivan da Cunha Florêncio teve parada cardiorrespiratória e foi socorrido em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, porém, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. As outras duas vítimas do acidente foram socorridas conscientes e horas após o acidente já haviam sido liberadas do hospital, segundo a Polícia Militar Rodoviária.

3

Veja também