Municípios do Alto Vale do Paranapanema discutem ações de desenvolvimento

Prefeitos das cidades que integram o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA) se reuniram no dia 19 de maio, em Piraju, para discutir sobre “Estratégias de Desenvolvimento para São Paulo”.
A reunião contou com a presença do deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), do deputado estadual Ricardo Madalena (PR) e do subsecretário de Relacionamento com Municípios da Casa Civil do governo estadual – Murilo Macedo, que foram os interlocutores do encontro que reuniu mais de 30 municípios da região representados por prefeitos, vereadores e secretários municipais.
Logo na abertura do evento, o presidente da AMVAPA e prefeito de Sarutaiá, Isnar Soares (PTB), destacou em seu discurso o empenho e o trabalho do deputado Ihoshi em prol das cidades da região.
“A união dos municípios para o enfrentamento da crise econômica pela qual o Brasil vem passando é uma alternativa plausível para que possam encontrar soluções e atender as necessidades da população. Em Brasília, temos feito um grande esforço para obter recursos ou convênios junto aos ministérios e assim contribuir com o desenvolvimento das cidades. As ações dos consórcios intermunicipais são fundamentais para otimizar os poucos recursos existentes nos cofres públicos municipais”, ressaltou Ihoshi ao reafirmar compromisso com a região.
Já o deputado Ricardo Madalena destacou o cronograma de obras da rodovia Raposo Ta-vares que apresenta vários trechos críticos.
Esteve também presente na reunião o presidente da União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES) e prefeito de Chavantes, Márcio Burguinha (PMDB), além de autoridades das cidades de Capão Bonito, Piraju, Sarutaiá, Timburi, Ipaussu, Bernardino de Campos, Óleo, Ourinhos, Salto Grande, Manduri, Espírito Santo Turvo, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Taquarituba, Paranapanema Cerqueira César, Lucianópolis, Itaporanga, Arandu, Taquarituba.
O prefeito de Capão Bonito e presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste (Condersul) – Marco Citadini, foi aplaudido em seu discurso ao defender um tratamento diferenciado tanto do governo estadual como federal aos municípios que apresentam demandas, principalmente de recuperação de estradas.
“Não adianta os governos insistirem em tratar cidades desiguais como iguais. Em minha cidade, por exemplo, são mais de 4 mil quilômetros de acessos e estradas rurais para se manter transitável. Neste momento conturbado político e econômico do nosso país é preciso uma visão mais municipalista, afinal se considerarmos que muitas cidades administram 50% de seus orçamentos em folhas de pagamento, 25% Educação, mais de 20% em média para Saúde, além de outros setores a conta já não vem fechando há tempo”, afirmou Citadini.
O Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema foi fundado em 1999 como associação e se transformou em consórcio intermunicipal em 2010.
Tem como principais finalidades a implementação de políticas públicas em comum, o compartilhamento de instrumentos e equipamentos, assim como a gestão associada de serviços públicos.
De acordo com o presidente da AMVAPA – Isnar Soares, atualmente o consórcio conta com 19 municípios agregados: Águas de Santa Bárbara, Angatuba, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaberá, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá e Cerqueira César.

Veja também