O Legislativo de Guapiara tem um novo presidente,é o vereador reeleito Alexandre Martins de Oliveira (PP), o Alexandre do Hospital.
Oliveira foi eleito por unanimidade com votos de colegas da situação e oposição.
Em virtude da crise econômica e das dificuldades enfrentadas pela maioria dos gestores públicos neste início de gestão, o presidente da Câmara vem tomando medidas de austeridade visando reduzir gastos no primeiro biênio de gestão.
A principal delas foi a redução do número de assessores dos vereadores que eram 11 no total, um para cada vereador.
Alexandre de Oliveira determinou que o número fosse reduzido de 11 para apenas 4.
“O grande número de assessores já havia sido apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram quatro apontamentos na gestão anterior. Havia sete cargos concursados para quinze comissionados, um desequilíbrio muito grande que não era aprovado pela Corte que julga também as contas das Câmaras. Além disso, o momento econômico do país requer austeridade”, explicou Alexandre de Oliveira.
Com a redução, apenas quatro assessores se revezarão para atender os onze vereadores e a Câmara de Guapiara conseguiu o equilíbrio de sete servidores concursados para sete comissionados.
“A tendência é que o número de assessores seja zerado até o final deste ano. Projetamos uma economia superior a R$ 115 mil. Será um recurso que poderá ser aplicado em setores importantes da cidade, principalmente num momento de queda de arrecadação”, alegou Alexandre Oliveira. A redução de asses-sores no Legislativo gerou comentários e elogios positivos entre a população de Guapiara.