O véu foi rasgado

Todo mundo conhece a história da criação do mundo, inclusive de Adão e Eva. Deus fez tudo por amor, por ser o próprio amor e porque queria um relacionamento íntimo conosco.
Quando aqueles desobedeceram à ordem de Deus, ou seja, pecaram; eles desistiram desse relacionamento, acarretando uma separação e consequentemente perdemos o livre acesso a Ele.
Conforme nos descreve as Escrituras Sagradas:
Gêneses 3:8-9 “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
Depois de muitos anos, ainda antes da vinda de Jesus ao mundo em forma humana, Deus ordenou ao povo de Israel enquanto caminhavam no deserto em direção a terra prometida, que fizessem uma espécie de “Templo Móvel” que a Bíblia chama de Tabernáculo.
Nesse tabernáculo existiam algumas divisões, dentre elas o Santo dos Santos, ou também conhecido como lugar Santís-simo. Essa divisão foi feita através de um véu.
O Santo dos Santos era o lugar mais sagrado do taberná-culo, pois nele ficava a arca da aliança, que simbolizava a presença do Deus vivo no meio do povo e somente o sumo sacerdote podia entrar nesse lugar uma vez por ano para fazer expiação dos pecados do povo.
Levítico 16:34 “E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel, de todos os seus pecados, uma vez por ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.”
Êxodo 26:33 “Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e meterás a arca do Testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o Santuário e o lugar Santíssimo.”
Concluímos que, por causa da entrada do pecado ao mundo através de Adão e Eva, perdemos o relacionamento direto com Deus, por isso era necessário o sumo sacerdote interceder por nós no Santo dos Santos, aonde estava a presença Dele.
Para a nossa alegria, quando Jesus deu a Sua vida por nós na cruz do calvário, a Bíblia revela que o véu que nos separava de Deus foi rasgado e todo aquele que Nele crê passou a ter livre acesso a presença do Senhor.
Lucas 23:44-48 “E já era quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.”
Por isso, não podemos simplesmente ignorar a importância do precioso sangue de Jesus derramado na cruz, Ele fez muito mais do que levar nossos pecados e jogá-los no mar do esquecimento, Ele nos devolveu o livre acesso ao nosso único e verdadeiro Pai Celestial.

Miriam Kaori Horigome – advogada – graduada em direito pela Fundação Karnig Bazarian, pós graduada em direito do trabalho pelo Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson” – Unar e estudante de teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Batista Filadélfia de Campinas.

Veja também