Uma operação realizada na madrugada de quinta-feira (15), em Itapeva, resultou no resgate de aproximadamente 80 trabalhadores em condições análogas à escravidão. Segundo o Jornal Itapeva Alerta, a ação foi conduzida pela Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), após uma denúncia recebida há 15 dias.
De acordo com o MTE, os trabalhadores estavam submetidos a condições precárias, sem registro em carteira de trabalho e em um estado físico degradante. Detalhes adicionais sobre a situação no momento do resgate ainda não foram divulgados.
Ainda segundo informações, o proprietário da fazenda foi conduzido para Campinas, para prestar depoimento na sede do Ministério Público do Trabalho. Um acordo para o pagamento dos trabalhadores resgatados está sendo negociado e os próximos passos para o encaminhamento das vítimas estão em discussão. Nos primeiros 15 dias de agosto, o MTE recebeu oito denúncias de trabalho análogo à escravidão na região, com quatro delas ocorrendo entre os municípios de Buri e São Miguel Arcanjo.