O projeto “Arte em Páginas”, desenvolvido pelo Centro Educacional Artístico Renascer (CREAR) com apoio da Suzano, produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está transformando a realidade de mulheres de Capão Bonito. Através de uma oficina de encadernação regenerativa, com foco no reaproveitamento, cadernos usados ganham nova vida como agendas e blocos de anotações personalizados, possibilitando uma fonte de renda para mães de alunos atendidos pelo centro educacional e atualmente desempregadas.
A iniciativa une sustentabilidade e geração de renda para as famílias envolvidas, e a expectativa é que sejam produzidas 750 unidades até julho.
Iniciado em janeiro e com duração prevista de oito meses, o curso ensina a técnica de encadernação manual, utilizando equipamentos simples que permitem escala de produção.
A matéria-prima é obtida por meio de uma parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ACAMAR, responsável pela coleta seletiva no município, além de campanhas de arrecadação realizadas em escolas da cidade.
Ao final do projeto, a renda obtida com a comercialização das agendas e blocos produzidos deve ser dividida em três partes: uma irá para as participantes, outra para o CREAR, e a terceira será destinada à continuidade e expansão do projeto para que novas turmas sejam criadas e mais pessoas sejam beneficiadas.
Interessados em adquirir os cadernos e blocos de anotações produzidos pelo projeto e que desejam apoiar essa iniciativa podem entrar em contato com o CREAR pelo e-mail financeiro@crear.org.br.