A Prefeitura de Capão Bonito, através da Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, iniciou em 2019 um projeto completo de recuperação do Parque Recanto das Águas, na Vila Santa Rosa, que desde sua inauguração em meados da década de 90, jamais havia recebido serviços de melhorias e manutenção no sistema de drenagem e desassoreamento do lago, o que acabou comprometendo as barragens e gerando um grande volume de erosões em toda estrutura de segurança hidráulica.
Para solucionar o problema que vinha se arrastando ao longo dos anos, a atual administração municipal criou um projeto arrojado de recuperação, dividido em três fases.
Na primeira etapa, a Prefeitura em parceria com DAEE (Departamento de Água e Esgoto do Estado de São Paulo) iniciou a limpeza e desassoreamento completo do lago, retirando assim todo o acesso de materiais como terra, areia e outros, acumulados em mais de 20 anos.
Na segunda fase, foi reestruturado todo o sistema de drenagem e está sendo construída uma escadaria hidráulica, evitando o rompimento das barragens e possibilitando ainda um controle mais eficiente do volume de águas e do reservatório do lago.
Nessa última etapa está sendo iniciada pela Prefeitura neste mês um novo projeto paisagístico com a implantação de um conjunto de deck em madeira no lago, alambrados de proteção, também em madeira, e um novo conjunto de iluminação. O investimento será com recursos próprios do município e deve consumir mais de 400 mil reais.
“O Parque das Águas é um dos cartões postais de Capão Bonito e desde que assumimos estamos preocupados com a sua manutenção. Inicialmente fizemos trabalhos estruturais e agora estamos caminhando para parte paisagística esperamos que ele fique ainda mais bonito para atender a população que frequenta o local”, disse o prefeito Marco Citadini.