Perdendo tempo com ataques

Começou a corrida eleitoral nos mais de 5 mil municípios brasileiros, com isso teremos milhares de postulantes ao cargo de prefeito de seus respectivos municípios, função esta que é considerada uma das mais importantes da estrutura administrativa das cidades brasileiras. Todos nós almejávamos que a disputa ficasse restrita a apresentação de propostas, mas co-mo parece ser a tradição na política brasileira a campanha que começou há alguns dias está caminhando para o lado dos ataques pessoais e estão deixando de lado aquilo que é mais importante numa disputa democrática e responsável.
Os políticos que estão agindo pensando somente em transformar a eleição numa guerra, deveriam ter bem claro consigo que ao nivelarem por baixo a disputa, eles estão contribuindo para que todos percam uma grande oportunidade de contribuirmos para o fortalecimento da democracia e também para a resolução dos verdadeiros problemas de seus municípios.
A pergunta que devemos fazer é: como os atuais candidatos vão conseguir melhorar os serviços públicos como saúde, educação, desenvolvimento econômico tendo como base ataques aos seus adversários?
O dever de um gestor público é trabalhar pela melhoria dos serviços que são prestados pelas prefeituras a sua respectiva população e numa campanha o que deveria ser realmente motivo das discussões e debates são as formas e propostas que cada um terá para resolução dos problemas que afetam estes serviços públicos prestados pelos municípios e que, consequentemente, afetam a vida das pessoas que nele residem.
Portanto, quando um cidadão ouvir um político atacar seu concorrente deve de pronto desconfiar, pois certamente, este postulante ao mais importante cargo público municipal não tem propostas ou mesmo não tem noção alguma dos reais problemas que afetam a complexa gestão de uma prefeitura.
Se queremos realmente fazer a escolha correta devemos atentar para estes detalhes que muitas vezes podem passar desapercebidos, mas que podem comprometer o futuro de um cidade.
Por fim, todos sabemos que quem muito grita e esbraveja é porque não tem argumentos para convencer seus pares.
E convencimento está totalmente atrelado a propostas.
Que todos possamos aproveitar estas eleições para discutirmos e chegarmos a melhor conclusão sobre as demandas de cada localidade e com isso possamos escolher a melhor proposta para resolver os problemas que afetam a cidade coletivamente, pois isto sim é democracia!

Veja também