Na manhã de quinta-feira, dia 10, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar uma organização acusada de desviar recursos públicos na área da saúde. Entre os alvos da ação, está o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
A Operação “Copia e Cola” mobilizou equipes nas dependências da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no gabinete e residência do prefeito, na Secretaria de Saúde da cidade, no Diretório Municipal do partido e na residência de Vinicius Rodrigues, ex-secretário da Saúde.
De acordo com a PF, a investigação começou em 2022, após surgirem indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para gerenciar ações e serviços de saúde em Sorocaba. Além disso, a Polícia Federal investiga suspeitas de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e transações imobiliárias.
A operação também inclui o sequestro de bens e valores que chegam a R$ 20 milhões, além da proibição da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato, contratação ilegal e manipulação de licitações.
Rodrigo Manga, eleito prefeito em 2020 após dois mandatos como vereador, iniciou sua carreira como vendedor de veículos em uma rede de lojas de Sorocaba. Ganhou notoriedade ao aparecer em vídeos promocionais, apresentando carros à venda. Com formação em marketing, tem investido significativamente em publicações nas redes sociais, utilizando vídeos curtos e impactantes para engajar o público e promover sua administração e a cidade.